plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Preso acusado de mandar matar trabalhador rural

Foi presos nesta quinta-feira (24), Enivaldo Emiliano Cardoso, de 46 anos, conhecido como Vermelhão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Nedir Antonio de Moraes, um dos presidentes de uma associação de trabalhadores rurais da colônia Escalad

Foi presos nesta quinta-feira (24), Enivaldo Emiliano Cardoso, de 46 anos, conhecido como Vermelhão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato de Nedir Antonio de Moraes, um dos presidentes de uma associação de trabalhadores rurais da colônia Escalada do Norte, localizada na zona rural de Rio Maria e Xinguara, municípios do sudeste paraense, em 1º de dezembro de 2016.

Enivaldo foi preso, na cidade de Querência, no Mato Grosso, por policiais civis daquele Estado, em troca de informações com policiais civis da Delegacia de Conflitos Agrários (DECA) de Redenção.

O preso está com mandado de prisão decretado pela Justiça paraense em decorrência de investigações presididas pelo delegado Valdivino Miranda, titular da DECA. Natural de Goiás, Enivaldo é acusado de integrar um grupo responsável por roubos e furtos de veículos e crimes de pistolagem na região.

O acusado é apontado como a pessoa que pega veículos roubados e os revende na região, repassando o dinheiro da revenda aos autores dos roubos e furtos. Ele já tem passagem pela Polícia.

Em 2013, Enivaldo chegou a ser preso por policiais civis da DECA de Redenção, na área da fazenda Cristalino, em Santana do Araguaia, sul do Pará, por porte ilegal de arma de fogo. No último dia 17, Francisco Pereira da Silva, conhecido como "Cris", um dos acusados de executar a vítima foi preso com mandado de prisão preventiva.

Ele e Moacir Abreu da Silva Filho, conhecido como "Nego" (preso no Centro de Triagem de Marabá) são apontados como os executores do crime a mando de um homem conhecido como "Zé Nilton" e Enivaldo Cardoso, responsáveis pelo planejamento do crime.

As investigações são resultado da parceria de policiais civis da DECA de Redenção, da Superintendência do Araguaia Paraense, da Superintendência de Marabá e do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Redenção.

Nedir Moraes foi assassinado após ter ido até o município de Xinguara para trocar um cheque referente à venda de uma parcela rural do assentamento Escalada do Norte.

Na volta ao assentamento, ele foi alvejado a tiros de armas de fogo vindos de um barranco na mata enquanto dirigia seu carro pela estrada perto da localidade de vila São Francisco. O crime foi testemunhado pela esposa, filha e outras duas mulheres que acompanhavam a vítima e que fugiram pela mata até conseguir abrigo em uma fazenda a cinco quilômetros do local. No local da emboscada, foram encontradas munições calibres 38 e 44 intactas e cápsulas deflagradas.

Após investigações, a equipe policial conseguiu localizar dois dos executores, Moacir Abreu e Francisco Pereira. Segundo o delegado, os dois são integrantes de uma associação criminosa que tem como principais práticas os crimes de roubo de motocicletas na região, além do tráfico de drogas e homicídios em Marabá.

Em depoimento, os dois acusados afirmaram que haviam sido contratados há algum tempo por Enivaldo Cardoso e "Zé Nilton" para executar Nedir de Moraes.

Inicialmente, eles deveriam somente roubar uma motocicleta e repassar para Enivaldo. Porém, após o roubo da motocicleta, Enivaldo e Zé Nilton propuseram que Moacir e Francisco os acompanhassem até um local onde seria feita uma emboscada para matar o presidente de uma das associações do assentamento Escalada do Norte.

Para conseguirem realizar o crime, os acusados emitiram um cheque em nome de um suposto comprador do Estado de Goiás que estaria interessado em adquirir uma parcela rural no assentamento.

O cheque foi repassado a Nedir, que, após realizar a troca do cheque por dinheiro, transferiu a quantia para a conta da esposa de Enivaldo, que havia sido o intermediário da suposta venda de terra. As investigações sobre o crime continuam.

(Com informações da Polícia Civil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias