plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Jornalista reage a assalto e ladrão acaba preso

Um jornalista, cuja identidade será preservada, foi mais uma vítima de roubo na capital paraense, ontem (16). Ele estava na parada de ônibus em frente ao Terminal Rodoviário de Belém quando precisou atender ao telefone celular. Nisso, teve o aparelho roub

Um jornalista, cuja identidade será preservada, foi mais uma vítima de roubo na capital paraense, ontem (16). Ele estava na parada de ônibus em frente ao Terminal Rodoviário de Belém quando precisou atender ao telefone celular. Nisso, teve o aparelho roubado por Leonardo Victor Damasceno Batista, 23, que estava no ponto de ônibus fingindo que aguardava por um coletivo. O acusado tentou fugir, mas foi perseguido por populares que correram atrás dele armados com pedaços de pau e barras de ferro. Leonardo escapou do linchamento graças a uma equipe de policiais militares que fazia ronda de bicicleta pela área e interviu. O caso foi registrado na Seccional de São Brás, onde Leonardo foi autuado em flagrante, e o aparelho foi devolvido ao jornalista.

Hoje (17), o assaltante será submetido a uma audiência de custódia na qual será decidido se responderá ao processo em liberdade ou se continuará preso.No ano passado, foram registrados 53.708 casos de roubo na Região Metropolitana de Belém, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Números estarrecedores que resultam numa média de 147 roubos por dia na Grande Belém. E o detalhe é que os casos de roubo que aconteceram em dezembro passado não entraram nesse levantamento, que considerou somente os registros entre os meses de janeiro a novembro de 2016.

SUSTO

Na Seccional de São Brás, após o susto, o jornalista conversou com a reportagem e relatou que tinha acabado de pegar o aparelho da mochila para atender a um telefonema quando o acusado puxou o telefone e saiu correndo. “Um grupo de pessoas viu a situação e correu atrás dele. Um motociclista mandou eu subir na moto e o cercamos”, disse.

O ladrão foi pego atrás do Mercado de São Brás. “Quando ele me viu chegar de moto largou o celular em cima de um carro e levantou as mãos, se rendeu”, relatou a vítima, que ainda teve o cotovelo machucado porque caiu no momento em que Leonardo puxou o celular.

“Nós dissemos para ele que acabamos salvando a vida dele”, relatou o cabo PM Emanuel Matos, da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento Militar, que fazia ronda de bicicleta por São Brás, junto de outro policial. “A população já estava armada com barras de ferro para espancá-lo”, frisou o policial militar.

Já na cadeia, acusado admitiu que essa foi sua estreia no crime

À equipe de reportagem, Leonardo Victor Damasceno Batista confessou que roubou o celular e disse que essa teria sido sua estreia no mundo do crime. Pelo menos ele não tem passagem pela polícia. “Ele (o jornalista) estava de bobeira, mexendo no celular, então eu fui por trás e peguei”, admitiu.

Não é, nem nunca será, normal um cidadão que paga os seus impostos ter cerceado o seu direito de sequer atender a um telefone na rua. Muito menos viver trancado dentro de casa com medo de assaltos. O direito à segurança pública é constitucional e deve ser garantido pelo Estado por meio de políticas públicas que vão muito além de colocar policiamento nas ruas.

(Denilson D´Almeida/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias