plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

78 quelônios que seriam vendidos são resgatados

Quase 80 quelônios das espécies Tartaruga da Amazônia, Tracajá e Pitéu, foram resgatados na quarta-feira (26), pelas Polícias Civil e Militar. Eles estavam sendo transportados no interior de uma embarcação atracada no porto hidroviário de Porto de Moz, re

Quase 80 quelônios das espécies Tartaruga da Amazônia, Tracajá e Pitéu, foram resgatados na quarta-feira (26), pelas Polícias Civil e Militar. Eles estavam sendo transportados no interior de uma embarcação atracada no porto hidroviário de Porto de Moz, região sudoeste do Pará.

No barco, os policiais apreenderam redes de pesca e instrumentos usados na captura dos animais, além dos 78 quelônios. De acordo com a Polícia Civil, os donos da embarcação, Francisco Furtado e Daniel Rodrigues Pantoja pretendiam comercializar as espécies na cidade. A caça de animais silvestres sem autorização legal configura crime ambiental.

"Os animais foram encontradas dentro de um barco atracado na Hidroviária Nova do município às margens do Rio Xingu", explica o delegado Mhoab Khayan, titular da Delegacia de Porto de Moz.

(Foto: divulgação/Polícia Civil)

No interior do veículo náutica, durante revista, foram encontradas redes de pesca e demais instrumentos utilizados na captura dos quelônios. Tudo foi apreendido. Os responsáveis pelo barco pretendiam comercializar os animais na cidade de Gurupá a R$ 100 a unidade. Os animais estavam acondicionados em sacas.

As tartarugas da Amazônia, tracajás e pitéus resgatados foram entregues para agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que soltaram os animais no rio Xingu, devolvendo-os ao seu habitat.

A Lei de Crimes Ambientais proíbe "matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente". Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo fone 181, o Disque-Denúncia, no Estado do Pará.

(Com informações da Polícia Civil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias