plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

16 presos e 3 mortos em operação da polícia e MP

A Polícia Civil do Pará, em operação conjunta com a Polícia Militar e o Ministério Público, deflagrou ontem pela manhã a operação Clean Water (Água Limpa) para desarticular uma facção criminosa que dominava o tráfico de drogas e estava envolvida e

A Polícia Civil do Pará, em operação conjunta com a Polícia Militar e o Ministério Público, deflagrou ontem pela manhã a operação Clean Water (Água Limpa) para desarticular uma facção criminosa que dominava o tráfico de drogas e estava envolvida em crimes no bairro de Águas Lindas e proximidades, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. O delegado de Polícia Civil Marco Antônio Duarte informou que 3 homens foram mortos, ao reagirem à abordagem policial, e outras 16 pessoas foram presas.

Foram expedidos 24 mandados de prisão preventiva, sendo que 16 deles foram cumpridos. As investigações começaram no segundo semestre de 2015, após uma série de crimes violentos no bairro de Águas Lindas. Os policiais concluíram que havia ligação dos crimes com o tráfico de drogas na área. As investigações se intensificaram quando o cabo Anderson Zeferino, do Corpo de Bombeiros, foi assassinado em 18 de janeiro último.
“Nós tratamos o bombeiro como vítima no caso, mas estamos investigando a situação”, informou o delegado Marco Antônio Duarte. Foi seguindo as pistas do homicídio que os policiais chegaram à facção criminosa que tem como líder José Adriano Gomes Santos. Detalhe: ele é presidiário do Centro de Recuperação de Americano III (CRPPIII), de onde coordenava a criminalidade no bairro.

“Ele tinha ‘gerentes’, ‘soldados’ e espiões, como mototaxistas, que ficavam responsáveis por avisar quando a polícia estava presente no bairro. Tinha ainda transportadores, entre outras funções, que pertenciam ao esquema”, descreveu Marco Antônio.

O destaque ficou para a forma violenta que José Adriano mandava executar seus inimigos, entre eles policiais, devedores, traficantes rivais e até mesmo pessoas que descumprissem as ordens dadas por ele para área. Ao todo, as investigações apontaram para 7 homicídios no bairro, sob comando de José Adriano. Entre eles, a tortura e morte de Mayara da Silva Martins, 19 anos, cujo corpo foi encontrado dentro da mata do Parque Ambiental do Utinga, dia 15 de julho último.

O vídeo dela sendo executada a tiros viralizou pelas redes sociais. “Ela foi acusada pelos traficantes locais de entregá-los para a polícia, por isso foi executada. E o Adriano é perverso, ele fazia questão que gravassem ou tirassem fotos da execução, como certeza da morte, o que mostra um grau de perversidade”, acrescentou Marco Antônio.

MORTE
Durante a operação, 3 envolvidos com a facção morreram em troca de tiros com os policiais. A informação foi dada em coletiva de imprensa, ontem pela manhã. Eles estavam com prisão preventiva decretada e foram identificados como Johnathan Iuri Monteiro Cordeiro, Denis Santa Rosa da Silva e José Antônio Rodrigues Damasceno. As idades deles não foram reveladas.

ESQUEMA

O delegado Marco Antônio Duarte ainda destacou as funções de alguns criminosos da facção. Carlos Augusto Lopes, identificado como uma espécie de “guarda-objetos”, produtos de crimes, como armas e drogas, foi preso em flagrante na própria residência com um revólver calibre 38 e uma escopeta calibre 12, que seriam de propriedade de José Adriano.

Já Fernando Hovar era uma espécie de “faz tudo”: transportava armas e drogas, fazia levantamento e pilotava veículos para dar fuga a assassinos contratados por José Adriano. Ele também tinha a função de espião e tudo relatava ao chefe.

(Emily Beckman/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias