plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Furto de energia é investigado em churrascarias

A Polícia Civil investiga duas churrascarias do centro de Belém que estariam desviando energia elétrica. A constatação foi feita na manhã de ontem por peritos que, com o apoio da Polícia Civil, identificaram que os medidores elétricos estavam adulterados.

twitter Google News

A Polícia Civil investiga duas churrascarias do centro de Belém que estariam desviando energia elétrica. A constatação foi feita na manhã de ontem por peritos que, com o apoio da Polícia Civil, identificaram que os medidores elétricos estavam adulterados. O proprietário dos 2 estabelecimentos não foi encontrado, mas deverá prestar esclarecimentos e poderá responder por furto de energia.

A denúncia da rede Celpa chegou até a Delegacia de Combate aos Crimes contra as Concessionárias de Serviços Públicos, ligada a Divisão de Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE). A empresa já vinha monitorando o consumo do serviço daqueles estabelecimentos, localizados na avenida João Paulo II, bairro do Marco, e na rua Diogo Moia, no Umarizal.

“Foi feito isolamento de alguns fios onde passa a energia. E apenas 30% estava sendo consumido”, explica o delegado Neyvaldo Silva, diretor da DIOE. Segundo ele, o popularmente conhecido “gato”, feito dentro do relógio, foi encontrado nos 2 estabelecimentos, “um tipo de serviço realizado apenas, nesse caso, por um técnico elétrico”. “O proprietário não foi encontrado em nenhum local, mas será intimado a prestar esclarecimentos”, acrescenta o delegado.

Neyvaldo Silva disse ainda que o advogado do empresário entrou em contato por telefone e se colocou à disposição para ajudar no trabalho da polícia. “A princípio, ele disse que se sentiu vítima, que os medidores teriam sido trocados por agentes da Celpa”, informou. “Esse tipo de crime é muito comum. Recebemos aproximadamente 10 denúncias por semana”, esclarece o delegado. Até o momento, tudo está sendo investigado. Ontem mesmo, os medidores de energia foram trocados.

NOTA

Em nota, a Celpa informou que o furto de energia (ligações clandestinas) além de ser crime, é um procedimento irregular que gera prejuízos a toda a sociedade, como interrupções no fornecimento e oscilações no nível de tensão. A empresa disse ainda que com os furtos de energia, acontece também a sonegação de impostos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), a Contribuição para custeio da Iluminação Pública (CIP), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Confins), que vêm incluídos nas contas de energia elétrica e cujos recursos arrecadados são repassados integralmente aos governos Federal, Estadual e Municipal.

A Celpa orienta os consumidores a denunciar essa prática ilegal pelo número 0800 091 0196.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Polícia

    Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

    Últimas Notícias