plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Aparente calmaria é atrativo para assaltantes

O primeiro final de semana de agosto de 2015 anuncia o fim das férias escolares, entretanto a capital paraense ainda não voltou ao que é considerado o seu “ritmo normal”. Isso pode ser percebido pelo pouco tráfego de carros nas ruas da cidade, os ônibus v

O primeiro final de semana de agosto de 2015 anuncia o fim das férias escolares, entretanto a capital paraense ainda não voltou ao que é considerado o seu “ritmo normal”. Isso pode ser percebido pelo pouco tráfego de carros nas ruas da cidade, os ônibus vazios e espaços públicos ainda tranquilos. Mas, mesmo em meio à aparente calmaria, assaltantes não perdem a chance de atacar, a qualquer hora. E isso requer cuidado por quem vai passar o finalzinho das férias em Belém.

De acordo com o cabo PM J. Monteiro, do 2ª Companhia do 2º Batalhão, se os criminosos já agem em meio a grandes movimentações de pessoas, onde o risco de serem detidos pela polícia é maior, com a cidade quase vazia, e com pouco fluxo de carros e pessoas nas ruas, o “trabalho” dos praticantes de atos ilícitos acaba favorecido.

“Essa situação (aparente calmaria) contribui até mesmo para a fuga deles (criminosos), já que a vítima, muitas vezes, não tem a quem pedir ajudar por causa de poucas testemunhas nas ruas”, analisa o policial militar.

Por conta disso, a atenção deve ser redobrada por quem se arrisca em percorrer a cidade com menos movimento. “As pessoas pensam que com a cidade mais calma o risco de acontecer assaltos não existe. Mas, o risco é o mesmo de quando a cidade está com sua movimentação normal”, acrescenta o policial.

Diz ele que jamais a pessoa deve sair pelas ruas expondo objetos de valor, dinheiro e nem sozinha. “Para os assaltantes, não existe hora, nem dia ou se é período de férias escolares ou não. Eles aproveitam qualquer oportunidade que as vítimas lhes dão”, completou o cabo J. Monteiro.

O alerta é levado a sério por quem vai ficar em Belém nesse primeiro final de semana de agosto, seja por motivo de trabalho ou lazer.

“No final de semana passado, quando Belém ficou quase vazia, escapei de um ‘arrastão’ em uma parada de ônibus. A coisa certa é não se expor e evitar andar em lugares arriscados, já que as ruas estarão assim nesse final de férias. E eu estarei trabalhando”, disse a vendedora Carla Lacerda.

A mesma precaução devem adotar comerciantes e prestadores de serviços, em estabelecimentos comerciais, espaços públicos e mesmo residências. “A calmaria na cidade no próximo final de semana vai atingir também o comércio e as agências bancárias, praças públicas e paradas de ônibus. Todo cuidado então é pouco”, informa ainda o cabo PM J. Monteiro.

COMO SE PRECAVER?

- Não saia nas ruas expondo objetos de valor: bolsas, joias, dinheiro, relógios, celulares. Esses objetos chamam a atenção e despertam a cobiça de ladrões.

- Evite sacar dinheiro em caixas eletrônicos fora do expediente bancário e, especialmente, à noite.

- Evite sair de casa sozinho.

- Evite dirigir seu carro por lugares desertos e tarde da noite.

- Caso seja assaltado, não reaja. Você pode perder sua vida por causa de um bem material que pode ser depois reposto. A vida não tem reposição.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias