plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Violência assusta moradores do bairro do Canudos

O bairro de Canudos, em Belém, está localizado entre os bairros da Terra Firme, São Brás, Marco e Guamá e recebeu esse nome em referência à Guerra de Canudos, movimento popular sócio-religioso histórico liderado pelo revolucionário Antônio Conselheiro con

O bairro de Canudos, em Belém, está localizado entre os bairros da Terra Firme, São Brás, Marco e Guamá e recebeu esse nome em referência à Guerra de Canudos, movimento popular sócio-religioso histórico liderado pelo revolucionário Antônio Conselheiro contra a crise econômica vivida naquela região do sertão baiano. O fato ficou marcado pelas 25 mil mortes de pessoas envolvidas, sobretudo dos sertanejos sob a mão do exército da república, que pôs o fim à guerra.

Longe do contexto do evento histórico citado e, sim de uma guerra urbana, no bairro de Canudos aconteceram três assassinatos em um período de 24 horas, entre segunda (28) e terça (29), um cenário característico do atual momento de insegurança vivido na cidade de Belém. No primeiro caso, duas pessoas foram mortas por homens que atiraram de dentro de um automóvel na avenida Cipriano Santos, e no outro um mototaxista foi executado na rua 2ª de Queluz, ambas situações divulgadas no caderno Polícia do DIÁRIO do Pará.

Os crimes chamaram a atenção dos moradores do bairro. De acordo com eles, o local já foi considerado tranquilo. “A atual violência chegou e tirou toda a paz que já existiu aqui em Canudos. Agora, ficamos trancados dentro de casa e fazemos isso de forma segura para não sermos mais uma vítima da insegurança que tá demais em Belém. O sentimento é de que algo de ruim pode acontecer com a gente em qualquer instante”, disse Deusa Queiroz, 62 anos, funcionária pública, moradora de Canudos há 40 anos.

SEIS ASSALTOS

A mesma opinião tem o comerciante Reinaldo da Silva, que teve o estabelecimento seis vezes assaltado. “Tenho um restaurante aqui na Cipriano Santos e já sofri seis assaltos. Não só eu, mas também outros colegas que tem algum ponto comercial por aqui já foram vítimas de assaltos. Isso acontece devido a grande insegurança que está presente em todos os lugares e atingindo o cidadão de bem”, declarou o comerciante.

Em meio à revolta com a insegurança, os moradores atribuem a causa desse problema no bairro ao descaso do poder público. “As pessoas podem dizer que esses crimes tem acontecido em Canudos devido as fronteiras com os bairros da Terra Firme e Guamá, que tem altos índices de criminalidade. Na verdade o problema é mais complexo e se deve a omissão do Governo em não promover políticas para combater a violência. Temos um Estado que sequer reconhece o assunto”, disse Raimundo Veloso, 61 anos, comerciante.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias