plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Cerca de 53m³ de madeira ilegal são apreendidos

Cerca de 53 metros cúbicos de madeira serrada, que estavam sendo transportados ilegalmente em dois caminhões, foram apreendidos nesta quinta-feira (28). A apreensão aconteceu no município de Cachoeira do Piriá, no nordeste paraense. O primeiro flagrante

Cerca de 53 metros cúbicos de madeira serrada, que estavam sendo transportados ilegalmente em dois caminhões, foram apreendidos nesta quinta-feira (28). A apreensão aconteceu no município de Cachoeira do Piriá, no nordeste paraense.

O primeiro flagrante de crime ambiental ocorreu durante abordagem em um caminhão com placa do estado da Bahia, onde estavam sendo transportados aproximadamente 20 metros cúbicos de madeira serrada das espécies “Tiriba”, “Embira”, “Pau-Santo”, “Cajuacu”, “Cajui”, “Muiracatiara”, “Tanibuca”, “Pequiarana”, “Pequiá”, “Sumaúma”, “Coco-Pau”, “Cupiúba”, “Faveira”, “Tachi” “Quaruba”, “Envira”, “Cumarú”, “Timborana.

O caminhão foi abordado pelos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no quilômetro 272 da BR-316. Durante a fiscalização o condutor do veículo, José Ícaro de Jesus Santos, 29 anos, apresentou uma Nota Fiscal constando somente 20 metros cúbicos de madeira.

Os agentes suspeitaram que a quantidade da madeira não condizia com o que estava declarado na documentação apresentada, fato este confirmado após realizarem a medição da carga, “cubagem”, onde foi constatado que na realidade estava sendo transportado cerca de 25 metros cúbicos de madeira serrada. A madeira teria sido embarcada no município de Tailândia, no nordeste paraense, tendo como destino a cidade de Fátima, no Estado da Bahia.

Momentos depois, outro flagrante de Crime Ambiental durante a fiscalização em um caminhão conduzido por Ataíde Alves da Silva, 52 anos, que conforme Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), apresentado transportava 23 metros cúbicos de madeira serrada em “vigas”, em “pranchas” e em “caibrinho” da espécie “Maçaranduba”. Após a realização da cubagem da carga, os agentes da PRF constataram que na realidade estavam sendo transportados cerca 28, 54 metros cúbicos de madeira.

O condutor disse que estava vindo no município de Santarém, no Baixo Amazonas, com transporte via fluvial até Belém, onde teria embarcado a carga e estaria indo para a cidade de Mossoró, no Rio Grande Norte.

Com a confirmação do Crime Ambiental, previsto no Artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais - Lei 9605/98, os condutores foram detidos e liberados após elaboração de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e assinatura de Termo de Compromisso de Comparecimento ao Poder Judiciário quando forem intimados. Os caminhões carregados com a madeira ilegal foram apreendidos, ficando a disposição do órgãos ambientais para aplicação das demais medidas cabíveis.

(DOL com informações da PRF)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias