plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

PF incinera armas e máquinas caça-níqueis

A Polícia Federal de Santarém incinerou cerca de 50 armas de fogo e 18 máquinas caça-níqueis. As armas são oriundas de arrecadação da campanha do desarmamento, já as máquinas são resultados das últimas apreensões. “Esse armamento é da quarta etapa da camp

A Polícia Federal de Santarém incinerou cerca de 50 armas de fogo e 18 máquinas caça-níqueis. As armas são oriundas de arrecadação da campanha do desarmamento, já as máquinas são resultados das últimas apreensões. “Esse armamento é da quarta etapa da campanha. Todo o material foi incinerado no 8º BEC”, informou o agente da Polícia Federal, Uilses Tavares. Com esse armamento, totaliza em aproximadamente 250 armas que foram destruídas. “Esse é o procedimento final da campanha. Nós solicitamos que a sociedade traga as armas, que por ventura não desejem mais que esteja em sua residência. Às vezes essas armas caem nas mãos de bandidos”, ponderou o agente.

A partir do apelo feito na campanha, a população está levando a arma de fogo até o órgão por livre e espontânea vontade. É importante ressaltar que a pessoa pode ser indenizada, entre 100 a 300 reais, tudo dependerá do tipo de arma. No caso das armas arrecadadas, apesar de não aparentarem mais uso, caso limpas e preparadas, elas podem ser usadas no crime, por isso a preocupação de destruí-las.

A campanha iniciou em 2011, desde lá houve algumas prorrogações devido o efeito positivo. “E como vem dando certo, o governo prorroga e autoriza que façamos o recolhimento”, esclareceu Tavares. O agente ressalta a grande importância de ter esse armamento recolhido. “Com certeza é de grande valia não só para a sociedade, como também para a Polícia Federal, haja vista que tiramos esse material das ruas, das residências, é uma coisa muito boa para nossa sociedade”, ponderou.

Um alerta importante para quem pretende entregar a arma de fogo a Polícia Federal, primeiro deve ir ao órgão e solicitar uma guia de trânsito para transportá-la a delegacia da PF. “Com esse guia ele traz a arma no dia e na hora determinada, de preferência desmontada. Caso ele seja abordado pela polícia, seja militar ou civil, com a guia poderá esclarecer por que está com arma e ela não será apreendida, e o proprietário não será preso”, informou Tavares. A indenização é automática em conta corrente. No caso das máquinas caça-níqueis são de processos da Justiça Estadual, mas agora que foram autorizadas para destruição. “Existem máquinas caça-níqueis que foram encaminhadas para Justiça Federal, essas ainda foram autorizadas para destruição, mas logo, logo teremos uma operação de destruição dessas máquinas, que também são coisas ilícitas e estavam espalhadas dentro da nossa cidade, que a Polícia Federal tirou de circulação”, destacou o agente.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias