plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Alunos da UFPA denunciam insegurança

A Universidade Federal do Pará (UFPa) é frequentada por mais de 30 mil alunos, que adentram à instituição pelos três portões localizados na avenida Perimetral e na rua Augusto Corrêa, todas no bairro do Guamá. Mas, em meio aos milhares de discentes, o pe

A Universidade Federal do Pará (UFPa) é frequentada por mais de 30 mil alunos, que adentram à instituição pelos três portões localizados na avenida Perimetral e na rua Augusto Corrêa, todas no bairro do Guamá.

Mas, em meio aos milhares de discentes, o perigo ronda a universidade através da presença de pessoas suspeitas, o que gera medo aos frequentadores da universidade.

O último caso aconteceu na quinta-feira, 16, quando uma estudante foi assaltada por um homem, no terceiro portão, onde funciona o terminal de ônibus.

Na ocasião, o assaltante ainda efetuou um disparo que por sorte não atingiram a jovem, e se tornou mais uma vítima da insegurança que está presente até mesmo nas instituições educacionais.

O caso foi divulgado pelo DIÁRIO, mas este não é o primeiro que envolve os alunos da UFPa como vítimas de insegurança no entorno do campus que, de acordo com eles, a situação é rotineira.

“Fiquei sabendo do caso dessa estudante, mas ele, infelizmente, é apenas mais um que acontece aqui no terminal de ônibus. Além dos assaltos, outros alunos também já foram vítimas de furtos”, revelou o estudante Cleber Silva.

Ainda de acordo com os alunos, o fator que colabora para as ocorrências de assalto é a ausência de policiamento. Por isso, a solução encontrada por eles é andar em grupo já ao descer dos ônibus, com o objetivo de inibir a ação de assaltantes.

“Pode olhar ao redor, você não vê ronda da polícia. Temos que andar enturmados, mas nem sempre isso intimida os ladrões”, disse Clóvis Malcher, estudante.

Os alunos complementam que a insegurança também está presente nas dependências da UFPa. Para reforçar a denúncia dos estudantes, no início do ano câmeras de segurança registraram um homem pelos corredores do laboratório de Engenharia Mecânica, onde entrou numa sala e assaltou uma estudante.

O mesmo suspeito, identificado como Edmilson Silva Aires teria assaltado uma professora da UFPA em 2013 e cometeu o mesmo crime em novembro de 2014, desta vez ao assaltar uma estudante do curso de letras.

Em função disso, o medo tem sido presente na UFPa para a aflição dos estudantes e outros frequentadores da universidade. Para eles, o motivo tem sido a livre acessibilidade dentro da instituição.

“Como não existe restrição para entrar na UFPa, qualquer pessoa tem acesso aqui dentro. É um local público, então qualquer pessoa pode entrar, inclusive pessoas suspeitas para cometer assaltos e espalhar o medo entre nós”, declarou a estudante Fabiana Santos.

Apesar da preocupação dos alunos, a assessoria da UFPa através de nota declarou que a Diretoria de Segurança da instituição afirma que os índices de ocorrência diminuíram.

Equipes de vigilância estão espalhadas, além de câmeras de seguranças para fazer o monitoramento dentro da universidade, a fim de promover a segurança dos frequentadores do local.

A nota inclui também a parceria entre a UFPa e delegacia da Polícia Civil do Guamá, para investigar os crimes que acontecem dentro da universidade. Assim como com a Polícia Militar (PM), que realiza rondas ostensivas no entorno da instituição.

REDUÇÃO

Ainda de acordo com a nota, o resultado disso tem sido a redução desses casos dentro da instituição em 60,66%, através de uma pesquisa feita em 2014, que registrou o número de 24 ocorrências relacionadas a crimes neste mesmo ano.

A UFPA incentiva que todos os alunos vítimas da insegurança dentro da universidade procure a Diretoria de Segurança para registrar o crime, com o objetivo de melhorar os trabalhos de prevenção e vigilância.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias