plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Site indica os locais mais violentos de Belém

Antes de sair de casa, muita gente tem o hábito de acionar algum aplicativo no aparelho celular para saber as condições climáticas, ou então ativar o GPS no carro para traçar o melhor roteiro até seu destino. O mesmo agora pode ser aplicado com relação à

Antes de sair de casa, muita gente tem o hábito de acionar algum aplicativo no aparelho celular para saber as condições climáticas, ou então ativar o GPS no carro para traçar o melhor roteiro até seu destino.

O mesmo agora pode ser aplicado com relação à criminalidade, sobretudo nos tempos atuais, em que grandes metrópoles são sinônimos de desenvolvimento, com boas oportunidades de emprego, mas também com uma carga enorme de insegurança.

Um projeto desenvolvido por universitários baianos está ganhando adeptos em várias parte do Brasil, inclusive no Pará. Se você já foi vítima da criminalidade também pode informar em um site da internet a outras pessoas em que lugar ocorreu e como ocorreu.

Assim foi criada a plataforma colaborativa “Onde Fui Roubado” (http://www.ondefuiroubado.com.br), que traça o perfil dos crimes em um determinado local. Tudo feito anonimamente. Não tem efeito legal como um boletim de ocorrência, mas serve para nortear o cidadão a ter uma noção sobre o local em que está indo.

Para colaborar basta entrar no site, clicar em “Fui Roubado”, escolher a cidade e clicar em “Fui Roubado”, novamente. Daí é só preencher o local onde ocorreu o crime, o tipo, data e hora, os tipos de objetos que foram levados de você, de quanto foi seu prejuízo com a perda, o sexo e se fez ou não boletim de ocorrência. Pronto, assim você já está contribuindo para que as pessoas fiquem alerta.

O site ainda é pouco conhecido pelos belenenses, mas conforme as estatísticas do site a capital aparece como a 18ª cidade mais violenta do Brasil com 391 denúncias, sendo o bairro do Marco o primeiro no ranking de bairros mais perigosos, de acordo com o perfil do crime. Em 2º aparece o nobre bairro de Batista Campos, em 3º Umarizal, 4º Campina e em 5º lugar o outrora seguro bairro de Nazaré. Os crimes mais cometidos são por assalto à mão armada, denunciado por 217 pessoas, 100 denunciaram furto, 25 tiveram seus veículos arrombados, 23 assaltados em coletivos, 14 sofreram sequestro relâmpago e 10 tiveram veículos roubados.

Dos objetos levados estão na maioria celulares, seguido de carteira, bolsa/mochila, documentos, cartão de crédito, relógio e aparelho de mp4, somando um prejuízo total de R$367.386,00.

Das vítimas, cerca de 40% são mulheres, enquanto que 60% são homens e os crimes aconteceram na maioria pela parte da noite com 54% contra 46% pela manhã. Apesar de tantas perdas materiais, apenas 55% das pessoas fizeram boletim de ocorrência.

A capital do Pará é considerada a 18ª cidade mais violenta do Brasil. E o bairro do Marco encabeça o ranking do mais perigoso de Belém (Arte: Diário do Pará)

AJUDA

Fernando Sandes (23) é estudante de Ciência da Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e diretor-criador do site Onde Fui roubado, juntamente com os colegas de turma Felipe Norton e Márcio Vicente. Fernando conta que o site surgiu a partir do aumento da quantidade de violência e a disponibilidade de usar a internet para ajudar as pessoas a se situarem nas localidades mais violentas.

“É o poder das plataformas colaborativas que estão ganhando força, então por que não usar para ajudar outras pessoas?”, disse.

Para ele, talvez as vítimas se sintam melhor contando como foi o crime contra ela pela internet, do que indo a uma delegacia e talvez este seja o motivo da metade das vítimas, no ranking geral do site que apenas 52% das pessoas fizeram boletim de ocorrência.

“Para esse tipo de crime precisa do deslocamento físico a uma delegacia, leva tempo e às vezes não se tem a certeza de que vai receber os objetos roubados de volta, então as pessoas preferem compartilhar a experiência com o seu redor”, explicou.

O site já ajudou Marcelo Maia, estudante de Ciências da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) em pesquisa depois de ver o link do site nas redes sociais. “Alguém compartilhou o Onde Fui Roubado nas redes sociais e fui consultar para conhecer o serviço, mas ainda tinha pouca informação”, disse o estudante.

Como registrar a denúncia?

Em menos de 2 minutos você pode registrar sua denúncia. Acesse o formulário de denúncia de sua respectiva cidade, logo em seguida, pediremos que você preencha um formulário com informações básicas e interessantes sobre o acontecido, como: local, data, horário, objetos que foram levados e o seu sexo. Ressaltamos que a denúncia é totalmente anônima e que você pode ficar tranquilo em compartilhar esta informação com outros cidadãos.

Por que denunciar?

Ajudar a mapear o perfil dos crimes que acontecem em sua cidade é uma ação que pode trazer uma série de benefícios, inclusive chamar atenção das autoridades responsáveis pela segurança em sua cidade a usar as informações aqui registradas em seu trabalho de combate e prevenção. Portanto, avise aos seus vizinhos, amigos e parentes que estamos no ar: www.ondefuiroubado.com.br

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias