plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Jovens se unem contra a violência nos bairros

Ideias que partiram de iniciativas diferentes, mas que no final têm o mesmo objetivo: reunir e mostrar que a juventude que vive nos bairros da periferia de Belém, especialmente no bairro da Cabanagem, onde os eventos serão realizados no próximo domingo (2

Ideias que partiram de iniciativas diferentes, mas que no final têm o mesmo objetivo: reunir e mostrar que a juventude que vive nos bairros da periferia de Belém, especialmente no bairro da Cabanagem, onde os eventos serão realizados no próximo domingo (23), têm muito a oferecer para a sociedade.

Denominado Cristo com Alegria, o evento religioso beneficente, além de prestar ajuda solidária às famílias carentes que vivem na Cabanagem, busca também resgatar os jovens para dentro da igreja.

Com o tema: “Chamando a Juventude para Louvar”, o Cristo com Alegria está na sua segunda edição e trata-se de uma iniciativa de comunidades que integram a paróquia de Santa Edwiges, localizada no Conjunto Panorama XXI, no bairro Mangueirão, em Belém. O evento será realizado neste domingo, de 16h às 21h, na comunidade Sagrada Família, na rua São Paulo, bairro da Cabanagem.

Para esta edição, foram disponibilizados 300 ingressos que devem ser trocados por alimentos não-perecíveis que serão doados às famílias de baixa renda. Até agora 180 ingressos já foram trocados. O evento terá a participação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

Somente da Cabanagem, devem participar cerca de 80 jovens, além de outros bairros como Pratinha, Marambaia, Nova Marambaia e outros. Dom Irineu, que é bispo auxiliar de Belém, participará da ação.

O evento será animado com muita música através de quatro ministérios musicais e também por um DJ da Cristoteca. “A Cabanagem é um bairro onde a criminalidade é muito grande e a maior parte da juventude acaba se perdendo. Então, nós acreditamos que é tempo de recuperar essa juventude e resgatar trazendo para dentro da igreja”, acredita Thiago Silva, coordenador da Guarda Paroquial e também da organização do evento.

OCUPARTE

A palavra de ordem é “ocupar as ruas com arte e se divertir!”, é com esse pensamento que um grupo de jovens do bairro da Cabanagem e outros da periferia da cidade organizam a primeira edição do “OcupArte”. A ideia de promover o evento surgiu há duas semanas, durante uma conversa informal e o convite aberto a quem queira participar foi lançado no Facebook.

O OcupArte será realizado neste domingo, a partir das 16h, na passagem Benjamim, ao lado da comunidade católica Santa Maria, na Cabanagem.
O evento se uniu a outros coletivos que formam a programação denominada “Do Luto à Luta: A periferia resiste”, iniciada ontem (20) e que segue até o dia 29 deste mês, tendo como ponto principal a II Marcha da Periferia e Cortejo Cultural da Terra Firme que ocorrerá também no próximo domingo, a partir das 8h, com concentração na Praça Olavo Bilac.

As ações coletivas visam relembrar a série de assassinatos praticados em vários bairros da periferia no início deste mês.

“A ideia é mostrar que o jovem da periferia não está perdido. O OcupArte será um espaço para que os jovens mostrem a sua arte, inclusive com a participação de coletivos da Terra-Firme, Tapanã e até de Castanhal.O evento é aberto ao público em geral e terá apresentações de Hip-Hop, cover do Michael Jackson, banda de reggae, duas intervenções teatrais, além de grafite, capoeira e demonstração de horta suspensa. Vamos mostrar que a periferia faz cultura”, garante o colaborador da organização do OcupArte, Carlos Gouvêa.

O evento terá ainda uma oficina de dread, apresentações de dois cantores autorais de bairros da periferia de Belém, além da abertura com uma programação voltada ao público infantil. O evento está sendo divulgado na página do Facebook “OcupArte”, onde o público pode entrar em contato direto com os organizadores.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias