plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Pará registra 227 assassinatos em apenas 18 dias

O mês de novembro ainda nem terminou e já foram contabilizados 227 homicídios. Ou seja, no Pará 12,6 pessoas foram assassinadas por dia só nos primeiros 18 dias deste mês. A informação foi obtida com exclusividade pelo DIÁRIO junto ao Sindicato dos Polic

O mês de novembro ainda nem terminou e já foram contabilizados 227 homicídios. Ou seja, no Pará 12,6 pessoas foram assassinadas por dia só nos primeiros 18 dias deste mês.

A informação foi obtida com exclusividade pelo DIÁRIO junto ao Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Pará (Sindpol/Pa). Os números deixam claro que a violência tem aumentado e encerrado a vida de muitas pessoas precocemente.

Segundo o relatório, essa é a maior média de assassinatos em um mês no ano todo, superando o mês de janeiro, quando 381 pessoas foram mortas, dando uma média de 12,29 assassinatos por dia.

O ápice das matanças generalizadas ocorreu na terça-feira, 4, após o homicídio do Cabo Antônio Marco da Silva Figueiredo, mais conhecido como cabo “Pet’’. O militar foi morto a tiros em uma emboscada no bairro do Guamá, em Belém.

Depois disso, nove homicídios foram desencadeados no mesmo dia e seguiram pela madrugada do dia seguinte.

Informações extraoficiais especulam que as matanças foram motivadas por um grupo de extermínio militar inconformado com o homicídio do cabo.

Entretanto, vale lembrar que bem antes da chacina, outros já entravam para as estatísticas do Sindpol. Dois dias antes do auge da onda de violência em novembro, o DIÁRIO POLÍCIA noticiou a morte de 23 pessoas num final de semana.

No último final de semana de outubro, o jornal trouxe à tona a morte 39 mortes pessoas em menos de dois dias.

Os crimes, em geral, são motivados por “dívidas não pagas” no tráfico de drogas e brigas. Na madrugada do sábado, 1, o usuário de entorpecentes Gabriel Christian Rabelo Ramos foi encontrado morto com vários tiros na Rua das Begônias, em Outeiro. Minutos depois, distante dali, dentro de um bar, na SN 3 da Cidade Nova 4, em Ananindeua, um adolescente de 17 anos levou tiros na cabeça e no braço quando tentava apartar uma briga.

A maior parte dos assassinatos ocorre na Região Metropolitana de Belém. Mas os municípios do interior passaram a ganhar destaque nas páginas policiais. Um exemplo foi a morte de Marcelo Damascena Peniche, no município de Paragominas, às margens da Rodovia Belém/ Brasília.

Segundo familiares, quando Marcelo se encontrava com o desafeto de prenome “Renildo’’ era confusão na certa. A família disse o rapaz sofria constantemente ameaças de morte.

Número de mortes violentas no Estado, em 18 dias do mês de novembro, assusta moradores e autoridades policiais no Pará

RESPONSÁVEIS

Mesmo com as especulações de que polícia esteja envolvida diretamente nos assassinatos de terça-feira, 4, o presidente do Sindpol, Rubens Teixeira, esclarece a importância de uma investigação para encontrar os autores dos crimes.

“Eu diria que é prematuro para falar qualquer coisa sobre isso. Que existe um bando real matando pessoas, existe. Cabe a Polícia Civil investigar as mortes. A ótica do Sindpol é que se investigue para depois prestar esclarecimentos’’.

Para ele, a falta de investimentos na educação acarreta a violência no Estado.

“A política de segurança pública foi inadequada levando em conta esse quatro anos. Existe a política de questão social familiar, que o governo foi omisso. Existem famílias desestruturadas na periferia. Se o Governo do Estado se preocupasse com creche em tempo integral, escolas profissionalizantes em tempo integral, com certeza teríamos um baixo índice de criminalidade no futuro’’, frisa.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias