plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Suspeito de atirar contra acampados é preso

André Santos de Souza, funcionário da fazenda Gaúcha, em Bom Jesus do Tocantins, sudeste paraense, foi preso nesta terça-feira (23), após ser reconhecido por testemunhas como uma das pessoas que atiraram contra quatro trabalhadores rurais no final da tard

André Santos de Souza, funcionário da fazenda Gaúcha, em Bom Jesus do Tocantins, sudeste paraense, foi preso nesta terça-feira (23), após ser reconhecido por testemunhas como uma das pessoas que atiraram contra quatro trabalhadores rurais no final da tarde da última segunda-feira (22).

Um dos líderes do acampamento Nova Esperança, localizado na fazenda, Jair Cleber Alves dos Santos, foi morto a tiros pelo gerente da fazenda, identificado como Reginaldo Aparecido Augusto, que fugiu depois do crime. Um terceiro funcionário do local, também apontado por envolvimento nos disparos contra as quatro vítimas, fugiu. Os feridos estão internados em Marabá.

Um inquérito foi instaurado pela Delegacia de Conflitos Agrários (Deca), de Marabá, para apurar o caso. Dez pessoas já foram ouvidas em depoimento como testemunhas do crime. A fazenda Gaúcha pertence à empresa Jacundá Agro Pastoril. A área de 17 mil hectares é reivindicada desde o ano de 2005 pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) para assentamento de cerca de 500 pessoas. O processo de desapropriação tramita na Vara Agrária de Marabá.

O CASO

O delegado Alexandre Nascimento diz que, por volta de 12h30 de segunda-feira, os trabalhadores rurais teriam levado para a fazenda um pequeno trator, alegando que iam abrir um ramal na mata. Ainda segundo a versão de testemunhas, o gerente da fazenda teria tentado impedir a passagem do veículo com o próprio carro. Os trabalhadores rurais teriam ameaçado tocar fogo no carro, caso o gerente continuasse a obstruir o serviço. Após negociação, o impasse foi desfeito.

Já à tarde, por volta de 18 horas, porém, os acampados levaram outro trator, de maior porte, para preparar a estrada vicinal. "Logo em seguida, os sem-terra tentaram conversar com Reginaldo, na casa da fazenda, mas, segundo versão de testemunhas, ele teria saído atirando em direção aos agricultores", conta o delegado. Após os disparos, outros sem-terra tentaram defender Jair. Foi então que dois funcionários da propriedade passaram a atirar em direção aos acampados, atingindo quatro deles e fugindo em seguida. Revoltados, outros acampados queimaram as três casas da fazenda.

(DOL com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias