plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Polícia descarta homofobia em morte de jovem gay

A Polícia Civil de Goiás descartou neste sábado (13) que a homofobia tenha sido a motivação para o assassinato de João Antônio Donati, 18, homossexual encontrado morto na quarta-feira (10) com hematomas no rosto e sacos plásticos na boca em Inhumas, regiã

A Polícia Civil de Goiás descartou neste sábado (13) que a homofobia tenha sido a motivação para o assassinato de João Antônio Donati, 18, homossexual encontrado morto na quarta-feira (10) com hematomas no rosto e sacos plásticos na boca em Inhumas, região metropolitana de Goiânia.

"Pelas circunstâncias do crime, por ora a homofobia está descartada", disse o delegado Humberto Teófilo de Menezes Neto, responsável pela investigação.

As polícias Civil e Militar de Goiás prenderam na tarde de sexta-feira (12) um lavrador de 20 anos suspeito de matar Donati. Segundo a polícia, ele confessou e disse que o crime aconteceu após um desentendimento entre os dois.

O lavrador e a vítima teriam tido uma relação sexual num terreno baldio após um encontro casual na rua. Depois disso, eles discutiram e lutaram. Ainda segundo o relato à polícia, o suspeito aplicou um golpe que levou Donati a desmaiar. Em seguida, encheu a boca da vítima de sacos plásticos que estavam no terreno e fugiu.

Para o delegado, a homofobia seria caracterizada caso o crime tivesse sido cometido por causa de ódio contra os gays.

O antropólogo Luiz Mott, 68, fundador do Grupo Gay da Bahia, discorda. De acordo com ele, a crueldade e o uso de violência múltipla são características dos crimes de ódio.

"Obviamente é um crime homofóbico", disse. "Foi a condição homossexual do menino que levou ao crime."

Apesar de o lavrador ter confessado o assassinato, o delegado informa que ainda tem 30 dias para reunir mais provas, apurar a veracidade das informações e concluir o inquérito policial.

A polícia vai investigar, por exemplo, se o encontro foi casual mesmo ou se os dois já se conheciam, e qual foi o motivo da briga.

O lavrador disse à polícia que usou os sacos plásticos num momento de desespero. Ele foi preso na fazenda onde trabalhava, em Inhumas. O suspeito deixou o RG cair no local do crime, o que levou a polícia até ele.

A morte de Donati teve grande repercussão das redes sociais. Amigos e militantes de grupos gays pedem a punição do suspeito e chegaram a divulgar fotos do jovem morto no terreno baldio.

(Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias