plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Resgatados trabalhadores em situação de escravidão

As polícias Civil e Militar resgataram, nesta última terça-feira (19), doze pessoas que eram mantidas em regime de escravidão em Rurópolis, no sudoeste paraense. Segundo informações do delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho, responsável pela operação p

As polícias Civil e Militar resgataram, nesta última terça-feira (19), doze pessoas que eram mantidas em regime de escravidão em Rurópolis, no sudoeste paraense.

Segundo informações do delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho, responsável pela operação policial, as pessoas – entre elas um bebê de 3 anos – apresentavam aparente estado de desnutrição. "Elas foram encontradas e libertadas das condições subumanas em que viviam numa área de mata nativa fechada e de difícil acesso", detalhou.

Ao fazer um levantamento na área, os policiais constataram uma série de problemas. "Havia ausência de alojamento, banheiro, água potável e transporte para locomoção de urgência. A alimentação era precária e insuficiente. Os trabalhadores não recebiam salário e tinham jornadas de trabalho excessivas na derrubada da floresta, além de outras situações que caracterizam o crime de redução análoga à de escravidão humana, como a retenção de documentos por parte do recrutador", disse o delegado.

Os trabalhadores estavam se alimentando com pequenos peixes pescados nos igarapés do local. Os responsáveis pelo recrutamento dos trabalhadores não foram encontrados. A autoridade policial já instaurou inquérito e começou a ouvir os depoimentos das vítimas.

Os primeiros a prestar depoimento relataram que não conhecem a pessoa responsável pelas contratações. Apenas sabem que o recrutador é um homem conhecido como “Caçador”. Outro fato é que os recrutados são de outras cidades do Pará.

Os autores do crime serão identificados e qualificados com base nas declarações das vítimas.

As pessoas resgatadas foram identificadas como: Vanda Noronha do Nascimento, 44 anos, natural de Portel (PA), e o filho dela, de três anos, nascido em Tucuruí (PA); Gilberto Travassos da Silva, 36, de Belém (PA); José Antonio Silva Castro, 22, de Cametá (PA); Manoel Leandro Martins, 34, de Turiaçu (MA); Daniel Camilo Lopes, 33, de Baião (PA); Antonio Carlos Nogueira, 37, de Pinheiro (MA); Josias Gonçalves dos Santos, 42, de Breves (PA); José Hilton Martins Costa, 22, de Paragominas (PA); Vicente Martins Balieiro, 28, de Tucuruí (PA); e José Nilton Caldas Lopes, 31, de Cametá (PA).

(DOL com informações da Polícia Civil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias