plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Inquérito irá apurar mortes de presos em Icoaraci

Um inquérito será aberto pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil para apurar as circunstâncias do incêndio que matou cinco internos e deixou outros 27 com queimaduras no Centro de Detenção Provisório de Icoaraci (CDPI), em Belém, por volta das 18 hora

Um inquérito será aberto pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil para apurar as circunstâncias do incêndio que matou cinco internos e deixou outros 27 com queimaduras no Centro de Detenção Provisório de Icoaraci (CDPI), em Belém, por volta das 18 horas desta terça-feira (8), após o princípio de um motim.

O titular da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), André Cunha, esteve na unidade prisional, para acompanhar a situação. Ainda será divulgada lista com os nomes dos mortos.

"Situação triste, provocada pelos próprios internos, que só não teve resultados ainda piores devido à pronta atuação dos agentes penitenciários no combate ao incêndio e na atuação rápida do Corpo de Bombeiros. Os presos da cela 25 são os que trabalham na unidade prisional, em serviços gerais na cozinha e limpeza, e ainda os internos que têm problemas de convivência com outros presos da casa penal. Esses detentos, ao ouvirem os demais presos batendo nas celas do pavilhão carcerário principal, julgaram tratar-se de um princípio de motim, o que na verdade não ocorreu”, disse André Cunha, após chegar ao local.

O incêndio – que foi controlado pelo Corpo de Bombeiros – começou depois que 32 internos da cela 25 atearam fogo em colchões e objetos pessoais. Homens da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar foram acionados para controlar a situação.

“Pensando que os outros presos estariam vindo na direção da cela 25, os internos dessa cela fizeram uma barricada com colchões e lençóis na porta da cela e atearam fogo para 'se proteger'. O fogo se alastrou para o interior da cela, causando a morte dos cinco internos, provavelmente por asfixia da fumaça. O inquérito policial vai apurar melhor as circunstâncias do caso, afirmou o superintendente.

Os internos que tiveram queimaduras receberam o primeiro atendimento médico na própria unidade prisional, por paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os presos com ferimentos de maior gravidade foram encaminhados ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua.

(DOL com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias