plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Motoristas de aplicativos ameaçam paralisar atividades nesta terça (18) em Belém

Motoristas de transporte de aplicativo ameaçam parar atividades nesta terça-feira (18) na capital paraense. De acordo com a categoria, a manifestação é contra o decreto da Prefeitura de Belém, que determina diversas regras para regulamentar a atuação dele

Motoristas de transporte de aplicativo ameaçam parar atividades nesta terça-feira (18) na capital paraense. De acordo com a categoria, a manifestação é contra o decreto da Prefeitura de Belém, que determina diversas regras para regulamentar a atuação deles na capital. Segundo eles, as determinações os deixam de mãos atadas para exercer a profissão.

A categoria afirma que o prazo final para a regulamentação imposta pela prefeitura será amanhã (18) e que muitos motoristas não estão aptos para transitar, tornando-se assim, passivos a serem multados ou apreendidos.

Em contrapartida, a Prefeitura de Belém alega que as mensagens que circulam pelas redes sociais, bem como datas e algumas regulamentações que os motoristas protestam, são com "objetivo de causar pânico e espalhar informações mentirosas".

Para Anderson Clayton, motorista de aplicativo há oito meses, muitas das condições são injustas.

Segundo ele, o decreto determina uma série de regras para adequação tanto das empresas que administram os aplicativos, quanto para os motoristas, como a proibição de parar em locais públicos para pegar passageiros ou em locais próximos onde tenham pontos de táxi. Além de obrigá-los a usar uniformes para trabalhar. "Assim fica difícil sobreviver", afirma Anderson.

De acordo com a prefeitura, a relação institucional do órgão é diretamente com as plataformas, e não com os motoristas. E que os prazos são com datas suficientes para que os profissionais do trânsito regularizem sua situação.

Anderson Clayton, afirma que nesta quarta-feira (18), muitos motoristas estarão em frente ao prédio que é responsável pelo aplicativo, no bairro do Marco e que vão aguardar uma posição.

"Estaremos amanhã reunidos esperando uma resposta. Caso não tenhamos, vou ser bem sincero, vai ter briga e muita confusão no trânsito", comenta o motorista, indignado.

Em nota, a prefeitura disse que "não há previsão ainda de fiscalização voltada especificamente ao trabalho de transporte por aplicativo", ressaltando que o dia 20 deste mês de junho é o prazo final para que as empresas que operam transporte de passageiros por aplicativo apresentem à Semob a relação dos motoristas que atuam em suas plataformas e a documentação exigida pela legislação federal e municipal.

Para Anderson Clayton, nem todas as exigências dos órgãos públicos são positivas. "A nossa reivindicação é que o tempo é curto demais. Vamos aderir à paralização porque precisamos de uma reposta. Eu entendo o lado da prefeitura, mas muita coisa do que foi colocada não sabíamos, e amanhã (18) muitos trabalhadores precisam trabalhar e não estão regularizados", conclui Anderson Clayton.

Uma nova reunião ficou marcada para esta terça-feira, às 14h30, reunindo novamente o prefeito, representantes dos motoristas, da Semob, e mais representantes das plataformas, dos cursos de condução de passageiros e a Procuradoria Geral do Município.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias