plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Simpósio chama atenção para os cuidados com o câncer ósseo

Profissionais e acadêmicos da área da saúde participam neste sábado (8) do II Simpósio de Oncologia Ortopédica, realizado pelo Hospital HSM. Eles devem discutir sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer ósseo. A coordenação do evento é do oncolo

Profissionais e acadêmicos da área da saúde participam neste sábado (8) do II Simpósio de Oncologia Ortopédica, realizado pelo Hospital HSM. Eles devem discutir sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer ósseo. A coordenação do evento é do oncologista ortopédico do HSM, Haroldo Mendes. O convidado nacional desta edição é o cirurgião oncológico do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Walter Meohas.

O evento é realizado com apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT – PA). O II Simpósio de Oncologia Ortopédica ocorre, às 8h30, no Auditório do HSM, localizado na Rua do Chaco, 1503.

Segundo o coordenador Haroldo Mendes, apesar de raro, o câncer ósseo representa 2% do total de cânceres diagnosticados e possui alto índice de mortalidade, afetando principalmente crianças, adolescentes e idosos. A prevenção é difícil, garante o médico, o diagnóstico precoce é a melhor maneira de garantir qualidade de vida para o paciente até a cura.

“Com a realização do simpósio, o nosso objetivo maior é levar informação para os participantes acerca da oncologia ortopédica, que vem sendo muito discutida ultimamente, sobretudo porque ele está cada vez mais presente em pessoas mais novas. E isso precisa ser debatido entre nós, que somos da área”, afirma o oncologista ortopédico do HSM, Haroldo Mendes.

De acordo com o médico, o câncer ósseo é um tumor maligno que acomete qualquer parte do osso. Na maioria dos casos, os ossos mais longos como os do braço, coxa, coluna e bacia, por exemplo. Esse acometimento pode ocorrer diretamente no osso, chamado de tumor ósseo primário, ou através de uma metástase, chamado de tumor ósseo secundário.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias