plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PARÁ

Junho acende alerta para registros de queimaduras

Além de ser uma época festiva, com a celebração de Santo Antônio e São João, junho também é um mês de alerta para queimaduras causadas por fogos de artifícios, comuns nessa época. Festas juninas: Hospital Metropolitano alerta para risco de acidentes e

Além de ser uma época festiva, com a celebração de Santo Antônio e São João, junho também é um mês de alerta para queimaduras causadas por fogos de artifícios, comuns nessa época.

No Pará, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) é referência no Norte nesse tipo de causa. “Costumamos dividir as causas por faixa etária. Em crianças, grande parte das queimaduras é causada por acidentes domésticos, como escaldos que são líquidos quentes ou inflamáveis. Já em adultos, a maioria parte de corrente elétrica”, conta o cirurgião plástico Mílvio Neto.

As queimaduras causadas por fogos de artifícios costumam ter agravantes. “Em alguns casos a explosão pode causar amputação, além de surdez”, alerta.

O médico aconselha cuidados para quem for manipular fogos de artifícios. “É preciso adotar algumas medidas de segurança, como evitar o uso de bebidas alcóolicas e combater aqueles que são clandestinos”, diz.

Além disso, é importante redobrar a atenção, em especial com as crianças que são as principais vítimas desse tipo de acidente. Por isso, vale a pena ter cuidado com panelas no fogão, velas, tomadas sem proteção e instalações elétricas malfeitas. Mas, se a queimadura ocorrer, é fundamental não tocar nem cobrir o local atingido. O ideal é lavar a área com água corrente para amenizar a dor.

CLASSIFICAÇÃO

O cirurgião plástico do HMUE explica que as queimaduras são classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau, de acordo com a profundidade da lesão e danos causados ao tecido. A de primeiro grau afeta somente a epiderme e provoca vermelhidão; a de segundo intermediário também não deixa cicatrizes profundas; já a de segundo profundo atinge uma camada mais profundas da pele e provoca bolhas; a de terceiro grau pode atingir até os ossos.

Instituída pela Lei nº 12.026/2.009, a data de 6 de junho é o Dia Nacional de Luta Contra as Queimaduras, com o objetivo de divulgar as medidas preventivas necessárias à redução da incidência de acidentes.

(Alexandra Cavalcanti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias