plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Festas juninas: Hospital Metropolitano alerta para risco de acidentes e queimaduras

A chegada do mês de junho é marcada pelo começo das festas juninas, apresentações de quadrilhas, o cheiro das comidas típicas e os folclóricos pássaros juninos. Outras culturas tradicionais deste mês são as fogueiras e os shows com fogos de artificio. Par

A chegada do mês de junho é marcada pelo começo das festas juninas, apresentações de quadrilhas, o cheiro das comidas típicas e os folclóricos pássaros juninos. Outras culturas tradicionais deste mês são as fogueiras e os shows com fogos de artificio. Para estes dois, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua (PA), faz um alerta à população para o risco de acidentes com queimaduras, que costumam aumentar neste mês. Nos primeiros cinco meses deste ano, a unidade atendeu 182 casos de queimadura, sendo que 50 no mês me maio.

Médico cirurgião plástico na unidade, Mílvio Neto reforça explica porque a atenção deve ser redobrada neste mês. “Culturalmente, durante o mês de junho há um aumento nos casos de acidentes com queimaduras e muitos casos acontecem durantes as festas juninas, quando as pessoas costumam fazer fogueiras e usar fogos. Muitas vezes, o manuseio incorreto de alguns materiais acaba causando esses acidentes”, explica o médico.

Para orientar a população e mobilizar profissionais da saúde em torno do assunto, o dia 6 junho foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Queimaduras, como marco na luta para reduzir o número de casos que, anualmente pode chegar a um milhão de pessoas em todo o País, sendo 300 mil somente em crianças.

No Pará, o Hospital Metropolitano é a referência para o tratamento de vítimas de queimaduras e traumas de alta e média complexidades. Desde 2016, a unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem recebido cerca de 500 pacientes vítimas de queimaduras, por ano.

Entre os casos atendidos no Hospital Metropolitano, a maioria é de adultos e principais causas vão do manuseio incorretos de produtos inflamáveis a interferências na rede elétrica. Quando as vítimas são crianças, as causas geralmente são acidentes domésticos. Para ambos os casos, o médico Milvio Neto faz um alerta sobre a importância da prevenção. “Alguns tratamentos de queimaduras podem ter um tratamento rápido, mas outros podem ser longos e as sequelas podem acompanhar o paciente por um longo tempo. O importante é sempre ter cuidado em casa e no trabalho”, esclarece o médico.

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias