plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
PARÁ

Prefeito diz que Zenaldo mente: lixo de Belém não irá para Barcarena

Durante entrevista a um telejornal local nesta segunda-feira (3), o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), afirmou que o lixo da capital paraense seria destinado à cidade de Barcarena, nordeste paraense. A declaração foi publicamente desmentida pe

Durante entrevista a um telejornal local nesta segunda-feira (3), o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), afirmou que o lixo da capital paraense seria destinado à cidade de Barcarena, nordeste paraense. A declaração foi publicamente desmentida pela gestão de Barcarena na tarde de hoje.

Vídeo: Zenaldo Coutinho anuncia que lixão voltará para o Aurá

Governo esclarece sobre responsabilidade do Aterro de Marituba

Justiça determina que operações continuem no aterro sanitário de Marituba

Durante a entrevista, marcada por tensão e exaltação por parte de Zenaldo Coutinho, o gestor admitiu que não há solução para destinação dos resíduos e rejeitos produzidos na capital paraense, considerando, inclusive dentro do prazo de quatro meses dado para que o recebimento do lixo no aterro sanitário de Marituba seja cessado definitivamente.

“Nós vamos continuar tentando outras alternativas. Empresas estão no procurando dizendo que há um terreno em Barcarena, disponível, que estará em processo de licenciamento. Haveria outro [terreno] no Acará. Mas até agora não há nenhum licenciamento”, disse Zenaldo Coutinho durante a entrevista.

A resposta de Zenaldo, no entanto, foi prontamente rebatida por meio de nota oficial da Prefeitura de Barcarena, na tarde desta segunda-feira, divulgada nas redes sociais.

“O prefeito de Barcarena, Antônio Carlos Villaça, comunica aos cidadãos do município que não procede qualquer informação ou insinuação sobre possível área, em Barcarena, sendo licitada para receber o lixo de Belém e região metropolitana, como disse o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, em entrevista a uma emissora de TV. Isso não é verdade, em hipótese nenhuma. O prefeito Vilaça informa ainda que sua gestão planeja a construção de um aterro sanitário para receber, EXCLUSIVAMENTE, o lixo produzido em Barcarena”, afirmou a nota da prefeitura.

Respostas desencontradas

A resposta atual de Zenaldo Coutinho, que foi desmentida pela prefeitura de Barcarena, contradiz, inclusive, outra declaração feita pelo próprio prefeito de Belém, na última quarta-feira (29): na ocasião, durante coletiva de imprensa, Zenaldo afirmou que o lixo da capital paraense seria destinado para o lixão do Aurá, no caso do encerramento das atividades do aterro sanitário de Marituba.

Em nota enviada ao DOL, o prefeito Zenaldo Coutinho confirmou a declaração feita hoje durante a entrevista sobre a existência de uma área localizada em Barcarena com projeto para implantação de um aterro sanitário.

“O prefeito de Belém foi procurado pela empresa Recicle, que se diz dona terreno, com uma proposta que seria avaliada, caso a área estivesse ambientalmente licenciada. Agora à noite, Zenaldo Coutinho conversou por telefone com o prefeito de Barcarena, Antonio Carlos Vilaça, que informou saber da área oferecida pela Recicle. Vilaça também confirmou que Barcarena prepara um aterro para atender o município e que é contra outro aterro sanitário para a Região Metropolitana”, diz.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias