plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Festival do Miriti agita Abaetetuba

Coloridos, levinhos e cheios de detalhes encantadores, os brinquedos de miriti aguardam pelo público para mais uma edição do Festival do Miriti - Miritifest 2019, que abre hoje e segue até domingo, dia 2 de junho, na Praça Francisco de Azevedo Monteiro, e

Coloridos, levinhos e cheios de detalhes encantadores, os brinquedos de miriti aguardam pelo público para mais uma edição do Festival do Miriti - Miritifest 2019, que abre hoje e segue até domingo, dia 2 de junho, na Praça Francisco de Azevedo Monteiro, em Abaetetuba. Cerca de 200 mil visitantes devem prestigiar o evento, segundo estimativa dos organizadores, que são a Prefeitura do município e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae no Pará.

A feira de exposição é aberta sempre a partir das 9h, com encerramento, na sexta e sábado, às 3h; e, no domingo, à meia-noite. Durante as noites de festival, o palco principal contará com várias atrações de Abaetetuba e convidadas, assim como haverá apresentações de DJs locais, como Daniel Boney, no espaço “Tenda Eletrônica”, a partir das 19h, e alguns pocket shows na área gastronômica, durante o dia.

Entre as atrações convidadas da capital paraense, estão Os Vingadores do Brega, Forró do Bacana e Pérola Negra. De Abaetetuba, destacam-se Beto Farias e Banda, Estilo Show e Pagode Pra Namorar. “O Miritifest é um evento muito especial, que traz as pessoas para conhecer nossa cultura, uma vitrine para o nosso trabalho, até mesmo para fora do Brasil. Eu me sinto sendo valorizado em estar dentro dessa programação”, diz Beto Farias, que começou sua carreira na Banda Bandalheira, em 2001, e seguiu cantando em diversas outras, como a Banda Halley, e em 2016, lançou carreira solo com o CD “Super Baile - Vol. 1”.

“Estamos preparando um supershow, com um repertório de hits dos anos 1980 até o brega, a sofrência e o carimbó. E, é claro, a apresentação do nosso novo trabalho, a música ‘Pode Ir’”, adianta o cantor.

Também haverá o desfile da Garota Miriti 2019, sábado, às 21h30, no palco principal da festa. “Aguardado pelo público, o desfile é realizado todos os anos. A candidatas são selecionadas pela organização, passam por um período de preparação e treinamento. São apenas mulheres da cidade, vindas de vários bairros”, explica Jefferson Rodrigues, integrante da organização do evento.

As misses classificadas nos três primeiros lugares recebem premiações em dinheiro e em produtos doados pelos patrocinadores do festival; que tem, ainda, como parceiros o Governo do Estado, Point do Açaí, Açaí Paraense, Nevada, Online Telecon, Mix Atacado e a deputada Elcione Barbalho.

ARTESANATO

O Miritifest é uma iniciativa dos próprios artesãos de Abaetetuba, que sentiram a necessidade de criar o evento para mostrar a diversidade de suas produções, indo, inclusive, muito além dos brinquedos. A feira expositiva contará com 50 estandes e mostrará o trabalho de 64 artesãos, muitos deles conhecidos de quem participa, em Belém, das festividades do Círio de Nazaré. Hoje, as criações já fazem sucesso ao redor

“Começou a dar certo não só comigo, mas com outros artesãos que foram começando a se destacar, fazendo feira em vários lugares. E é realmente fácil de vender, pelos valores agregados a esse artesanato - eu vendo pelo valor, não pelo preço. Ele é símbolo da nossa identidade cultural e é importante a gente mostrar isso para as pessoas”, comenta o mestre Pirias, 49, que participa das produções dos brinquedos do miriti desde os sete anos.

O mestre garante que, como ocorre todos os anos, o evento chega cheio de novidades. Entre eles, uma réplica do Homem de Ferro, com dois metros e meio de altura e com movimento de um dos braços, por meio de um sensor de movimento instalado com a ajuda de um grupo de estudantes da UFPA. “A gente está sempre criando algo novo. E essas coisas acabam atraindo o interesse das crianças, um trabalho importante para que elas deem continuidade ao miriti”, afirma Pirias.

(Laís Azevedo/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias