plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Entidades realizam ato público em defesa pelos direitos das pessoas com deficiência

“E se fosse seu filho?”. Com esse questionamento, grupos, entidades e familiares se reúnem para um ato público pelos direitos das pessoas com deficiência na segunda-feira (3), às 9h, na praça Matriz, em Castanhal, no nordeste paraense. Criança autista

“E se fosse seu filho?”. Com esse questionamento, grupos, entidades e familiares se reúnem para um ato público pelos direitos das pessoas com deficiência na segunda-feira (3), às 9h, na praça Matriz, em Castanhal, no nordeste paraense.

Dentre os objetivos está o de recolher assinaturas para serem anexadas ao projeto de lei em benefício a pessoas com autismo, que inclui a implementação da clínica-escola (CETEA).

A proposta do projeto é defender os direitos básicos das crianças, adolescentes e adultos com transtornos de espectro autista (TEA), com o diagnósticos e intervenção precoce com atendimento multidisciplinar, nutrição adequada e terapia nutricional, medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento.

O ato público também é uma forma de cobrar justiça em relação ao caso de um menino autista de 10 anos, que foi agredido dentro do no Centro Terapêutico A Fazendinha, que fica em Castanhal.

As agressoras Marcileia Pinheiro da Costa e Manoela Caroline Pinheiro da Costa, mãe e filha, respectivamente, foram indiciadas pela Polícia Civil em inquérito policial pelo crime de tortura, cuja pena prevista é de dois a oito anos de reclusão.

A Polícia Civil disse que foram ouvidas 14 pessoas em depoimento e que Marcileia e Manoela admitiram as agressões sob alegação de que pretendiam conter a criança. Além dos depoimentos, foi requerida a perícia do vídeo.

ATENÇÃO: O VÍDEO CONTÉM IMAGENS FORTES

REPÚDIO

As agressões repercutiram e gerou revolta. O Grupo de Mães Mundo Azul, de crianças com autismo, emitiu uma nota de repúdio logo após tomar conhecimento do caso.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) classificou o caso como "inadmissível" e disse que o vídeo "demonstra tratamento desumano, degradante e de extrema violência à criança". A OAB reafirmou que vai acompanhar a situação e ajuizar ações cabíveis referentes ao crime ocorrido.

"A comissão pretende acompanhar o caso e, se possível, ajuizar ações cabíveis referentes ao crime ocorrido, ainda mais com o agravante de ser criança e com deficiência. Não vamos permitir que um profissional trate seus pacientes dessa forma", concluiu.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias