plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARÁ

Dor na coluna afeta também as crianças: veja as causas e como prevenir

A dorsalgia, nome que se dá para dor nas costas, é uma das principais responsáveis pelos afastamentos de trabalhadores de seus postos. Segundo o último balanço divulgado pelo site da Previdência Social, foram 83,8 mil casos. Nos últimos dez anos, a enferm

A dorsalgia, nome que se dá para dor nas costas, é uma das principais responsáveis pelos afastamentos de trabalhadores de seus postos. Segundo o último balanço divulgado pelo site da Previdência Social, foram 83,8 mil casos. Nos últimos dez anos, a enfermidade tem liderado a lista de doenças mais frequentes entre os auxílios-doença concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas, apesar de ser um problema sério, as dores de coluna podem ser evitadas e amenizadas.

O ortopedista Renato Pinto ressalta que, atualmente, as dores na coluna estão entre as principais causas que levam uma pessoa a procurar um médico. “Perdem apenas para as viroses”, afirma. O médico ressalta que existem causas bem específicas que podem levar uma pessoa a sentir dores nas costas.

“Os motivos podem ser diversos, mas os mais comuns são a sobrecarga da coluna com atividades de carregamento de peso, por exemplo; ausência de atividade física, sobrepeso e obesidade, envelhecimento gradativo da coluna vertebral com o passar dos anos, entre outros”, cita.

O hábito de ficar várias horas em frente ao computador ou ao videogame, de acordo com o especialista, tem contribuído também para elevar o número de pessoas com problemas relacionados à dorsalgia.

“A internet e os jogos eletrônicos têm feito muita gente, especialmente jovens, passarem horas sentados diante dessas máquinas. Isso ocasionou o aparecido do problema em um público bem mais jovem, tanto por conta do excesso de horas sentados em frente ao computador, quanto pelo crescimento da obesidade, por conta do sedentarismo”, afirma.

PROBLEMA

“A realidade é que as dores de coluna deixaram de acometer somente as pessoas após os 40 e 50 anos, como em outros tempos, hoje, temos adolescentes e até crianças sofrendo com esse problema”.

Em quase todos os casos, a pessoa só costuma procurar um médico quando começa a sentir os sinais, que aparecem quando o problema já está instalado. “O sintoma maior é a dor. A partir da identificação é preciso entrar com anti-inflamatórios. Além dos medicamentos ocorre a indicação das terapias, como a fisioterapia”, explica.

Nesse caso, segundo o médico, não ocorre a cura por completo. “Dizemos que um paciente está curado quando a dores deixam de ser rotineiras, mas isso não impede que elas possam voltar quando o paciente não tomar os devidos cuidados”.

O ortopedista chama a atenção para a necessidade de se praticar atividade física para prevenir as dores de coluna. “É preciso trabalhar o fortalecimento da coluna, com exercícios que podem ser a natação, a musculação, o pilates ou algum outro, mas tudo de forma equilibrada, sem exageros”, afirma.

Por outro lado, ele ressalta que o excesso de atividades físicas pode ser prejudicial. “Hoje em dia a questão da estética está muito presente, então vemos pessoas que passam horas na academia se submetendo a uma sobrecarga de exercícios que podem ocasionar lesões sérias na coluna vertebral”.

A prevenção passa por uma mudança de hábitos diários. “A perda de peso para as pessoas que estão com sobrepeso, o combate a obesidade, tentar diminuir as horas em frente ao computador e videogame e investir na prática de atividade física e em uma alimentação equilibrada são mudanças no estilo de vida importantes, não só para garantir a saúde da coluna vertebral, mas também para uma melhor qualidade de vida”.

Veja as recomendações do ortopedista Renato Pinto:

Quem trabalha sentado: Se pessoa trabalha, por exemplo, 6h seguidas sentadas, é bom levantar a cada 4 horas e fazer alongamento, esticar os braços e caminhar pela empresa.

Quem trabalha em pé: Se trabalhar em pé por muitas horas também precisa se alongar a cada 4 horas e procurar sentar por alguns minutos a cada 4 horas também.

Quem trabalha carregando peso ou fazendo esforço físico: o ideal é usar a cinta de proteção. Também precisa alongar a cada 4 horas

As principais doenças que afetam a coluna vertebral

Hérnia de disco: Entre cada uma das vértebras que compõem a coluna, existe um disco intervertebral, que é uma estrutura cartilaginosa que possui um líquido viscoso em seu interior, responsável por proteger os nervos da medula espinhal. Quando o tecido cartilaginoso do disco sofre uma fissura e permite o escape do líquido interno, se inicia um quadro de hérnia de disco.

Escoliose: É uma deformação da coluna vertebral. Em condições normais, a coluna vertebral é majoritariamente reta – já os indivíduos com escoliose apresentam torções ao longo da extensão da coluna.

Lordose: Dentre as curvaturas naturais da coluna vertebral, existe a curva lordótica: leve curva para dentro, logo acima das nádegas. Configura lordose quando essa curva é exageradamente acentuada ou reduzida.

Lombalgia: Afeta a porção inferior da coluna e se enquadra em um grande conjunto de manifestações dolorosas na lombar por conta de alguma anormalidade na região.

Cervicalgia: A cervical fica localizada no início da coluna e tem ligação direta com os ombros, a caixa torácica e a cabeça. Conhecida como torcicolo, configura a dor localizada nesta região.

(Alexandra Cavalcanti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias