plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
PARÁ

Vírus da Gripe já causou 7 mortes no Pará em 2019

Em 30 dias da Campanha de Vacinação contra a Gripe, o Pará está com uma cobertura vacinal de apenas 40%, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Por isso, a secretaria diz que é fundamental que a população continue procurando os po

Em 30 dias da Campanha de Vacinação contra a Gripe, o Pará está com uma cobertura vacinal de apenas 40%, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Por isso, a secretaria diz que é fundamental que a população continue procurando os pontos de vacinação, para que pelo menos 90% dos públicos-alvos sejam imunizados até 31 de maio, o equivalente a 1.838.439 pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, até 27 de abril, 7 pessoas morreram de gripe no Pará.

Diante desse cenário preocupante, a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, ressalta a necessidade de a população ir aos postos de vacinação nas últimas três semanas da campanha. “Confiamos em chegar aos 90% de cobertura vacinal, uma vez que as semanas serão corridas, isto é, sem feriados, o que, geralmente, na avaliação da equipe técnica, leva as pessoas a aguardarem pelos últimos dias”, disse Jaíra, acrescentando que os municípios estão sendo incentivados pela Sespa a realizarem estratégias para intensificar a vacinação.

A Sespa diz que, no Pará, já foram notificados 124 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com seis óbitos provocadas pelo vírus Influenza, sendo quatro por Influenza A/H1N1 e dois por Influenza B, dois dos três tipos de vírus que podem ser evitados com a vacina oferecida na campanha, um caso a menos que os notificados pelo Governo Federal.

Dos casos notificados, 104 (83,87%) tiveram amostras de secreção coletadas para exame laboratorial, das quais 24 (23,07%) deram resultado positivo para vírus respiratório, sendo 11 para Influenza B, oito para Influenza A/H1N1, dois para Parainfluenza 3, dois para Adenovírus e um para Vírus Respiratório Sincicial.

A população mais acometida por SRAG é formada por crianças de sete meses a menores de dois anos de idade, com 34 casos notificados; crianças menores de seis meses de idade, com 29 casos registrados, e de três a dez anos de idade, com 21 casos. Os municípios com maior número de notificações foram Belém (89) e Marituba (09), ambos na Região Metropolitana, e Parauapebas (8), no sudeste paraense.

Na Campanha de Vacinação do Estado estão funcionando 2.958 postos fixos, 758 volantes terrestres e 62 volantes fluviais, com 5.338 equipes de vacinação, envolvendo 21.350 profissionais.

MORTES

Até 27 de abril, pelo menos 535 pessoas foram hospitalizadas este ano no Brasil por síndrome respiratória aguda grave causada por influenza e 99 morreram em decorrência do quadro. De acordo com o Ministério da Saúde, do total de óbitos, 90% ocorreram em pessoas que já apresentavam fatores de risco para a gripe, como idosos, pacientes com doença crônica, crianças, gestantes, indígenas e puérperas.

O Amazonas registrou 139 casos e 35 óbitos. O estado de São Paulo também se destaca, com 107 casos e 7 óbitos. Outros estados registraram mortes: Paraná (11); Pará (7); Espírito Santo (6); Tocantins (5); Rio Grande do Norte (4); Ceará (3); Rondônia (3); Acre (2); Alagoas (2); Sergipe (2); Rio de Janeiro (2); Santa Catarina (2); Mato Grosso do Sul (2); Amapá (1); Bahia (1); Minas Gerais (1); Rio Grande do Sul (1); Mato Grosso do Sul (1), além do Distrito Federal (1).

PANORAMA

Grupos prioritários

  • De acordo com a Coordenação Estadual de Imunizações da Sespa, até o momento as coberturas vacinais por grupo prioritário são as seguintes: crianças (34,70%), trabalhadores de saúde (45,37%), gestantes (35,84%), puérperas (43,85%), indígenas (20,57%), idosos (48,86%), pessoas com doenças crônicas (44,90%), população privada de liberdade (21,15%), funcionários do sistema prisional (39,98%), policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas (13,94%).

(Com informações da Agência Pará e Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias