plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
PARÁ

Hospital Regional de Marabá chama atenção para o combate ao lúpus

Nesta sexta-feira (10) é celebrado o Dia Mundial da Luta contra o Lúpus, doença provocada pelo desequilíbrio no sistema imunológico, o que origina um ataque ao próprio corpo do paciente, podendo afetar áreas como a pele, os rins, as articulações, o coraçã

Nesta sexta-feira (10) é celebrado o Dia Mundial da Luta contra o Lúpus, doença provocada pelo desequilíbrio no sistema imunológico, o que origina um ataque ao próprio corpo do paciente, podendo afetar áreas como a pele, os rins, as articulações, o coração e o pulmão. Para alertar a população sobre o assunto, o nefrologista Lourisvaldo Gonçalves de Souza, que atua no Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Marabá (PA), esclarece sobre os principais sintomas e tratamentos da doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, estima-se que 65 mil pessoas sejam acometidas pelo Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) no País, a maioria mulheres jovens em idade fértil. Quando atinge os homens, em geral, os casos são mais graves.

"O lúpus pode apresentar sintomas comuns a outras doenças, mas exames laboratoriais levam a um diagnóstico diferencial. Em geral, as principais manifestações são erupções na pele, febres, dores articulares, com a presença de inchaço, e urina espumosa devido à perda de proteína. Esses sinais são alertas para que o paciente consulte um especialista para que haja o controle da doença", explica o nefrologista.

Com causa e cura desconhecidas, o lúpus pode ser controlado com o uso de imunossupressores e medicações antiproteinúricas, dentre outros, dependendo das manifestações. Também é recomendado o uso regular de protetor solar, diminuição do estresse e, ainda, cautela na utilização de hormônios e anticoncepcionais. Além disso, a doença exige um atendimento multidisciplinar com reumatologista, dermatologista e nefrologista.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias