Notícias / Pará

SUSTENTABILIDADE

Estudantes da UFPA são reconhecidos por pesquisa

Sexta-Feira, 10/05/2019, 07:31:55 - Atualizado em 10/05/2019, 07:50:32 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Estudantes da UFPA são reconhecidos por pesquisa (Foto: Ascom/UFPA)
Os universitários criaram sistema de abastecimento de água sustentável com o uso de cisternas (Foto: Ascom/UFPA)

Quinhentos mil litros de água da chuva reaproveitados para uso doméstico e 171 pessoas abastecidas diariamente por cada cisterna em funcionamento. Esse é o saldo do projeto Amana Katu, que monta e instala cisternas sustentáveis em casas de famílias ribeirinhas. Criado por estudantes do Time Enactus da Universidade Federal do Pará, o Amana Katu foi reconhecido como a terceira melhor iniciativa sustentável do país no Prêmio Latinoamérica Verde 2019.

“Milhares de pessoas vivem rodeadas por água doce, mas não podem bebê-la. Por isso criamos cisternas de baixo custo para que comunidades possam ter acesso à água de qualidade em casa”, explica Wilson Ferreira, um dos idealizadores do Amana Katu. Ele estima que as cisternas instaladas na região até agora já tenham impactado as vidas de cerca de 860 pessoas.

A matéria-prima da cisterna vem do reaproveitamento de materiais da indústria alimentícia. A bombona que armazena a água da chuva é reutilizada após o uso para transporte de azeitonas do Chile para o Pará. E além de garantir um produto sustentável, o sistema montado pelos alunos custa 52% a menos que o preço de mercado de cisternas comuns.

O baixo custo vem também da mão de obra em parceria com jovens do Movimento República de Emaús. Antes mesmo de chegar ao destino final, as cisternas do Amana Katu já ajudam jovens que recebem capacitação para montagem do sistema e que podem, a partir do conhecimento colocado em prática, garantir uma renda extra.

(Diário do Pará)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL