plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Hemopa lança campanha em homenagem ao Dia das Mães

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) lança, nesta sexta-feira (11), uma campanha alusiva ao Dia das Mães. A iniciativa segue com ações até sábado e tem o tema “Mãe que gera amor é mãe que salva vidas. Doe Sangue!”, com o  objetivo de in

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) lança, nesta sexta-feira (11), uma campanha alusiva ao Dia das Mães. A iniciativa segue com ações até sábado e tem o tema “Mãe que gera amor é mãe que salva vidas. Doe Sangue!”, com o objetivo de incentivar a doação voluntária de sangue entre as mulheres, além de reforçar o banco de sangue para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar composta por mais de 200 hospitais, públicos e privados, no Pará. A meta será de 250 comparecimentos diários.

Para atrair o maior número de voluntários, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) elaborou uma intensa programação, que contará com ação de educação em saúde com a realização de palestras, oferta de serviços de beleza, massagem, caricaturas e lanche especial em homenagem às mães de todas as formas: biologias, adotivas, de coração e também homens que assumem a maternidade pelo amor incondicional aos filhos naturais ou escolhidos.

Atualmente, a Fundação Hemopa vem mantendo a regularidade do estoque de sangue, mas a participação efetiva de doadores de sangue é fundamental para manter a qualidade e a quantidade para atendimento satisfatório da demanda, tendo em vista que todos os dias há necessidade de transfusão em pacientes internados em unidades de saúde de baixa, média e alta complexidade. Além disso, há os usuários com patologias hematológicas. A maioria precisa de transfusão de sangue pelo resto da vida.

Participação feminina

O Ministério da Saúde (MS) sugere que 30% das coletas efetivadas o Brasil, regularmente, sejam do sexo feminino. Com 34% das doações realizadas no Pará, o Estado está acima da média nacional. Mas há a necessidade de aumentar ainda mais o número de coleta e reduzir, cada vez mais, a distância entre as doções entre homens e mulheres.

Programação

Palestras educativas: Doação de sangue e cadastro de Medula Óssea;
Saúde e Direitos da Mulher;
- Serviços de embelezamento;
- Serviço de Massagem;
- Serviço de caricatura, e demais ações.

Coleta de sangue

Para ser um candidato à doação de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Mulheres podem doar a cada três meses e homens a cada dois meses. Fatores de impedimentos temporários para o sexo feminino: gravidez e amamentação nos 12 meses a partir do parto. Outras dúvidas devem ser checadas durante a triagem clínica.

Serviço

As doações de sangue também podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Mais informações: 0800-2808118/3110-6500.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias