plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Livro póstumo de Euclides Farias é lançado

Familiares, amigos, artistas e admiradores do jornalista Euclides Farias participaram, na noite de ontem, na Casa da Linguagem, do lançamento do livro “Rir é o melhor corretivo”. A publicação reúne 45 crônicas escritas pelo jornalista ao longo de sua vida

Familiares, amigos, artistas e admiradores do jornalista Euclides Farias participaram, na noite de ontem, na Casa da Linguagem, do lançamento do livro “Rir é o melhor corretivo”. A publicação reúne 45 crônicas escritas pelo jornalista ao longo de sua vida. Euclides, que era colunista do DIÁRIO, faleceu em agosto do ano passado, aos 59 anos, vítima de leucemia. Ele selecionou algumas das crônicas que planejava publicar no livro no final de 2018.

Natural do Amapá, Euclides veio para Belém ainda jovem para estudar na Universidade Federal do Pará (UFPA). Amava literatura brasileira e não abria mão de ler um bom livro, a exemplo das crônicas “Para gostar de ler”. “Escrever é divertir-se”, dizia Euclides. A viúva, Daniele Almeida, autografou os livros em nome do marido. Segundo ela, ter as crônicas pulicadas eram o sonho de Euclides. “Recebemos a notícia do livro com muito carinho e de certa forma ameniza a saudade. Jogar futebol, pescar e escrever eram a vida dele”, relembra.

LEIA TAMBÉM:

Corpo do jornalista Euclides Farias é velado em Belém

Morre Euclides Farias, premiado jornalista do Diário do Pará

Nas 130 páginas, as crônicas retratam temas do ambiente em que vivia, sobre caboclos, cenas urbanas e comentários políticos. O editor do livro, o jornalista Iran de Souza, explica que a decisão de publicar o livro foi um compromisso assumido. “São crônicas de primeira qualidade porque era o que ele realmente gostava. O mais barato do Euclides é que ele tinha o tempo certo da poesia”, diz Iran.

A produção do livro iniciou ainda no ano passado pela Imprensa Oficial do Estado (IOEPA). Euclides foi servidor do Estado entre os anos de 2003 e 2006. “Estamos aproveitando essa oportunidade para reforçar o novo papel da Ioepa, de ser uma editora pública que valoriza a literatura do Pará”, destacou o presidente da IOEPA, Jorge Panzera. O livro poderá ser adquirido nas livrarias de Belém nos próximos dias.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias