plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Dia das Mães: cemitérios de Belém estão em estado precário

Faltando menos de uma semana para o Dia das Mães, que será comemorado no domingo (12), os cemitérios públicos da capital já começaram a receber serviços de manutenção e limpeza. A data comemorativa atrai um grande público de familiares, para prestar homen

Faltando menos de uma semana para o Dia das Mães, que será comemorado no domingo (12), os cemitérios públicos da capital já começaram a receber serviços de manutenção e limpeza. A data comemorativa atrai um grande público de familiares, para prestar homenagens à quem já faleceu.

Mesmo com os esforços de zeladores, que geralmente são pagos pelas famílias para manter a limpeza dos túmulos e arredores, os três cemitérios públicos de Belém estão em condições ruins. A equipe de reportagem do DIÁRIO esteve na manhã de ontem (6) nesses locais e flagrou diversos problemas.

No cemitério do Tapanã, uma equipe da prefeitura realizava um mutirão para fazer a roçagem e retirada de grande parte do mato que estava acumulado. Localizado na avenida José Bonifácio, no bairro do Guamá, o cemitério Santa Izabel, ainda abriga várias sepulturas em situação de abandono. Com a falta de manutenção, a vegetação acabou tomando conta de alguns túmulos. Vários estão com as lápides com partes quebradas.

MURO

Já no cemitério São Jorge, no bairro da Marambaia, a situação era bem mais complicada. Parte do muro que cerca a área desabou com uma batida de ônibus, e nenhuma sinalização ou estrutura foi improvisada para o local.

Segundo um dos zeladores que trabalha no cemitério, mas que não quis se identificar, esse já é um problema antigo. “Aqui está tudo abandonado. Além desse muro caído, o mato estava tão alto que não dava para enxergar nada”, contou. O zelador disse ainda que as equipes da prefeitura só aparecem próximo das datas especiais para fazer a limpeza.

Durante a permanência da equipe nos três locais, nenhum guarda municipal ou agente de segurança foi visto, o que aumenta a sensação de insegurança do local.

RESPOSTA

A Prefeitura de Belém diz, em nota, que, para o Dia das Mães, a Sesan está com mais de 200 agentes de serviços urbanos trabalhando na limpeza dos cemitérios públicos da cidade. Sobre o muro do cemitério São Jorge, a Seurb aguarda conclusão de processo licitatório para a reforma.

“Na visitação dos espaços, no dia das mães, a Guarda Municipal estará com efetivo nos cemitérios Santa Izabel, São Jorge, Soledade, Tapanã, São José e Santa Izabel (Icoaraci). Serão 380 Guardas Municipais atuando nos dias 11 e 12 de maio”, informa a nota.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias