plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
PARÁ

Professora americana faz palestra sobre liberdade de imprensa no DIÁRIO

“Os jornalistas são essenciais para a democracia. Sem uma imprensa livre, não temos democracia”. Esse foi um dos aprendizados deixados pela professora de ética, mídia e direito da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, Jane E. Kirtley, durante sua

“Os jornalistas são essenciais para a democracia. Sem uma imprensa livre, não temos democracia”. Esse foi um dos aprendizados deixados pela professora de ética, mídia e direito da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, Jane E. Kirtley, durante sua palestra para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado no último dia 3 de maio.

Com o tema “O Desafio à Liberdade de Imprensa da Era Digital”, o evento promovido pelo jornal DIÁRIO DO PARÁ, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, ocorreu na manhã de ontem (6), no auditório da empresa, e contou com um público formado por profissionais da área da Comunicação e estudantes.

Além de jornalista, Jane é formada em Direito e é diretora do Centro Silha para o Estudos de Ética Midiática e do Direito. Em 2015 foi jurada do Prêmio Pulitzer e já é membro de longa data da Diretoria da Sigma Delta Chi Foundation. Durante a palestra, a professora que atuou como diretora executiva do Comitê de Jornalistas para Liberdade de Imprensa por 14 anos, destacou que atualmente todos convivem com um desafio que são as notícias falsas.

(Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

“As pessoas estão com medo em todo o mundo por uma gama de razões e alguns líderes exploram isso como uma forma de reter poder. E como consequência, eles se esforçam ao máximo para prejudicar ou diminuir a confiança da população na imprensa”, avalia. Ela também fez questão de enfatizar o seu conceito de fake news. “Para muitos é fake qualquer coisa que discordem deles, que eles não gostem, ou que estrague sua versão dos acontecimentos. Mas para mim, considero fake news informações que uma organização distribui ao público com o objetivo específico de enganá-lo”, reiterou. “O erro de boa-fé, a que todos os jornalistas estão sujeitos na profissão, não é fake news. E esse pode e deve ser corrigido, coisa que os disseminadores dessa prática jamais fariam”, ressaltou.

CREDIBILIDADE

Em sua avaliação, uma das armas para se conquistar a liberdade de imprensa é investir na conquista da credibilidade, por meio de uma ampla checagem de fatos, sendo transparentes nos métodos de apuração de notícias e verificando as informações recebidas pelas fontes. “Ter uma imprensa livre é essencial para que não se perca os direitos dos cidadãos. Isso é interessante para todo mundo e não apenas para os membros da imprensa. Todo e qualquer cidadão se beneficia de uma imprensa livre”, garantiu.

Jane estava acompanhada do adido de Imprensa Adjunto, Caleb Becker, que falou sobre a importância de se debater um tema tão importante quanto a liberdade de imprensa. “Mais do que nunca é fundamental falar sobre isso para que seja sempre estimulante e inspirador esse conceito”, destacou.

Da esq. para a dir: Nilton Lobato (gerente comercial do DIÁRIO), Vera Oliveira (secretária adjunta de Comunicação do Estado), Jane Kirtley, Jader Filho, Mauro Neto (diretor do DOL), Caleb Becker, Adil Bahia (diretor de Jornalismo da RBA) e Clayton Matos 3 Auditório ficou lotado para o evento 4 Jader Filho também falou sobre a importância do jornalismo para a democracia (Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

Diretor presidente do DIÁRIO destaca importância do tema

Sobre o tema da palestra, o diretor presidente do jornal DIÁRIO DO PARÁ, Jader Filho ressaltou que existe um movimento preocupante de ataque à liberdade de imprensa. “Isso tem sido observado no Brasil e no mundo todo. Tem havido uma escalada constante e precisamos de todas as maneiras combater isso. Não podemos admitir e nem aceitar esse retrocesso”, comentou.

Ele destacou ainda que a liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia e que os governos e a sociedade precisam dela. “Somente com a informação, as pessoas podem julgar a partir de seus conhecimentos, o que é o certo e o que é o errado. Por isso, ficamos satisfeitos em fazer essa parceria com a Embaixada Americana, como forma de reforçar esse pilar da nossa democracia para que ela não possa vir a ser atacada”, disse.

O diretor de Redação do DIÁRIO, Clayton Matos, considerou o bate-papo com a professora muito proveitoso. “Considerando o momento delicado que vivemos, com a proliferação das fake news, as ameaças à liberdade de imprensa. É nossa obrigação, enquanto jornalistas, de combater a desinformação. ”

Atenta a todos os detalhes da palestra, a analista de marketing do Grupo RBA, Manoela Souza frisou a importância do tema para todos os públicos. “Esse é um assunto muito importante para todos. Falar sobre isso nesse momento, é fundamental inclusive para abrir os olhos dos jornalistas para que eles continuem lutando para levar a verdade para todas as pessoas”, opinou.

(Alexandra Cavalcanti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias