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PARÁ

Dívidas com cartão de crédito e juros altos têm levado pessoas ao crediário

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) mostra que, em março de 2017, 43,50% das famílias paraenses estavam endividadas e, entre essas dívidas, 62,10% eram no cartão de crédito. No ano passado esse percentual já era de 45,9

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) mostra que, em março de 2017, 43,50% das famílias paraenses estavam endividadas e, entre essas dívidas, 62,10% eram no cartão de crédito. No ano passado esse percentual já era de 45,90%, sendo que 63,40% do total eram com cartão. Em março deste ano, o número subiu ainda mais: das 51,5% das famílias que possuem dívidas a pagar, 86,2% eram referentes a pagamento parcelado no cartão de crédito.

Para fugir das dívidas, do rotativo do cartão ou por já estar com o limite de crédito comprometido, muitos consumidores “ressuscitaram” uma modalidade de crédito bem utilizada em décadas passadas: o crediário. Levantamento realizado pelo birô de crédito Multicrédito (antigo Telecheque) mostra crescimento de 34% na utilização de boletos nos últimos dois anos - 54% apenas de 2018 para 2017. A pesquisa foi realizada ao longo de 2018 com 120 mil consumidores, de 9 mil pontos de
vendas do Brasil.

Lúcia Cristina de Andrade, assessora econômica da Federação do Comércio do Pará (Fecomércio-PA) diz que a opção de pagamento dos consumidores em boleto está relacionada, em grande parte, ao aumento nas suas dívidas no cartão de crédito. “No final de 2018 e início de 2019 foram muitas as compras efetuadas no cartão de crédito. Ainda há o fato de que além de da elevação de quase 40% nas dívidas com cartão de crédito, de 62,10% em 2017 para 86,2% em 2019, também influencia o fato de que 27,50% da renda mensal dos consumidores já estão comprometidas com dívidas a pagar por pelo menos 5,6 meses”.

Lúcia lembra ainda que muitos pagamentos de serviços e até obrigações tributárias e trabalhistas, multas e diversos serviços também podem ser pagas com cartão de crédito. “Os consumidores acabam comprometendo cada vez mais os limites do cartão de crédito, passam a optar por outras alternativas como a utilização do boleto e do carnê”, explica.

AVALIAÇÃO

Mas ela lembra: é necessário avaliar a capacidade de endividamento, para não ultrapassar o limite prudencial de 30% dos orçamentos com dividas e parcelas, que inviabilizam a capacidade de pagamento. Considerando que o consumidor não tem flexibilidade quando não tem condições financeiras para quitar o valor total do cartão de crédito, a regra é refinanciar com juros. “E os juros cobrados aos consumidores, mesmo com a redução na taxa Selic, estão muito elevados e aumentaram de janeiro
para fevereiro”, cita.

Segundo dados do Banco Central, a média cobrada pelas instituições financeiras subiu de 296% para 295,5% ao ano. “Embora no boleto bancário também incidam juros, mas são regras diferentes e tem o principal fato de não ter avaliação de limite de utilização”, lembra a economista.

O retorno do crediário é um sinal claro de aperto no orçamento dos brasileiros de alguns anos para cá. Já endividados no cartão ou usando o meio de pagamento como extensão do caixa ao longo do mês, a classe média busca diversificar os canais de crédito.

Joy Colares, presidente do Sindicato dos Lojistas de Belém (Sindlojas), lembra que o consumidor vem tendo cada vez mais receio de usar o cartão de crédito, para fugir das altas taxas de juros em caso de atraso. “Isso favorece as lojas que conseguem manter um cartão próprio ou que possuem carnê, mas o cliente só poderá se beneficiar se não estiver com o nome no banco de dados como inadimplente”.

Ele diz que, além de fugir dos juros altos, o consumidor vem optando pelo crediário para preservar seu limite no cartão de crédito para compras maiores. “A taxa cobrada pelas operadoras de cartão de crédito está alta e o lojista acaba preferindo fazer o financiamento próprio, pegando seu capital diretamente nos bancos, onde os juros são mais baixos’, diz.

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

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