plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
PARÁ

Marabá ganha reforço na segurança com 100 novos PMs

O município de Marabá conta com o reforço de mais 100 policiais militares nas ações de segurança pública. A solenidade de formatura dos soldados ocorreu ontem (3), no Centro de Convenções da cidade. A solenidade, que contou com a presença do governador He

O município de Marabá conta com o reforço de mais 100 policiais militares nas ações de segurança pública. A solenidade de formatura dos soldados ocorreu ontem (3), no Centro de Convenções da cidade. A solenidade, que contou com a presença do governador Helder Barbalho, também encerrou o I Encontro Regional de Educação.

O Curso de Formação de Praças 2018/2019 foi iniciado em agosto do ano passado, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) – polos Belém, Santa Izabel do Pará e Castanhal. Autoridades civis e militares, além de familiares dos novos soldados, acompanharam a formatura.

O momento mais importante da solenidade foi a entrega das divisas de soldado e do distintivo do curso de formação. O evento contou ainda com uma apresentação de finalização do curso, quando os novos soldados marcharam e jogaram os quepes para o alto.

A soldado PM Carmen de Souza Araújo não conteve a emoção ao final da cerimônia. “O momento, agora, é de felicidade. Estamos preparados e capacitados para atuar nas ruas e ser bem-sucedidos”, declarou.

Segundo o governador Helder Barbalho, “os novos soldados ajudarão a importante missão de servir ao Estado”, e frisou que, no início do segundo semestre, o governo realizará o maior concurso público da história da PM do Pará, ofertando 7 mil vagas. O governador ressaltou a determinação de recompor o quantitativo da tropa da PM.

“Estamos buscando fazer com que esse efetivo seja recuperado, para estar mais próximo à população. Nós deveríamos ter 31 mil policiais; hoje nós temos 16.500. Portanto, nós temos um desafio enorme”, acrescentou Helder.

EDUCAÇÃO

Ainda no Centro de Convenções foi realizado o Encontro Regional de Educação do Pará, com o tema “Os desafios da educação pública paraense e a garantia do direito de aprender”, com o objetivo de identificar problemas e discutir formas de melhorar o atual cenário educacional do Pará.

O evento reuniu gestores de Ures (unidades regionais de Educação), diretores e técnicos de escola, prefeitos e secretários municipais de Educação e conselheiros escolares dos municípios do sudeste paraense. No primeiro dia houve apresentação do cenário educacional do País e do Pará, por meio de debates e palestras.

A secretária de Estado de Educação, Leila Freire, avaliou o encontro como um grande passo para a mudança de visão sobre a educação no Estado. “O objetivo de discutir e analisar os desafios que se colocam para a educação no Estado foi primordial para, a partir desses desafios, construirmos uma agenda de aprendizagem”.

O evento contou com a apresentação de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tatakti Kyikatejê, que atende à etnia Gavião Kyikatejê, localizada na terra indígena Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins.

Após a apresentação, o grupo entregou ao governador um arco e flecha. Segundo Concita Sompré, professora da rede estadual e do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, o arco e a flecha para o povo indígena da Mãe Maria, o povo Kyikatejê, representa, primeiramente, força, garra, determinação e pontaria. “Nós passamos isso pro governador como uma forma de dizer que ele é um guerreiro, por estar à frente dessa demanda, desses desafios que tem pela frente”.

(Com informações da Agência Pará).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias