plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Aplicativo facilita transporte de balsas no Pará

Usuários das embarcações que fazem a travessia entre os portos de Belém e Barcarena agora podem obter informações em tempo real sobre a localização das balsas, horários das viagens, percurso e tempo de viagem, tipo de navegação e a empresa responsável pel

Usuários das embarcações que fazem a travessia entre os portos de Belém e Barcarena agora podem obter informações em tempo real sobre a localização das balsas, horários das viagens, percurso e tempo de viagem, tipo de navegação e a empresa responsável pelo serviço. Todas essas opções estão disponíveis no aplicativo “NavegaAqui”, criado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e lançado pelo Governo do Estado no último dia 17 de abril.

Gustavo Costa, diretor de desenvolvimento de sistemas da Prodepa, explica que a ideia da criação do aplicativo surgiu durante uma conversa com o governador do Estado, Helder Barbalho, sobre a necessidade de minimizar os impactos causados à população após a queda da terceira ponte da Alça Viária, situada sobre o Rio Moju, inclusive reduzindo o tempo de espera nos portos.

“O aplicativo é uma ferramenta onde o cidadão pode ver algumas informações sobre a travessia Belém-Barcarena”, explica Gustavo. As informações também são disponibilizadas dentro de cada porto. “A gente consegue informações como telefone, horário de atendimento do porto e consegue traçar rotas.

Com o aplicativo, os próprios donos das embarcações conseguem monitorar o percurso feito. Além disso, é possível saber quando a maré está secando ou em ritmo de preamar, o que permite fazer a rota com mais segurança. “A ideia é ser uma ferramenta de apoio. Quanto mais órgãos a gente puder ajudar será melhor tanto para a Prodepa quanto para o Estado. Algumas empresas já mostraram interesse para expandir o aplicativo para outras rotas”, pondera Gustavo.

PORTOS

Uma equipe formada por oito desenvolvedores, sendo um estagiário, foi responsável pela criação do aplicativo. Especialista em Desenvolvimento Mobile, Hitoshi Yanaguibashi ressalta que o aplicativo já recebeu três atualizações e a equipe trabalha para fazer novas atualizações, sempre visando atender às demandas dos próprios usuários.

Ele ressalta que há o aplicativo desenvolvido para o cidadão e a plataforma desenvolvida para o comandante da embarcação, que fica responsável por encaminhar as informações para a Prodepa, como a localização da embarcação, o horário de início da viagem e outros. “O App foi feito para o cidadão, então vai estar em constante evolução para que possamos agregar mais valor a ele. É muito importante que o usuário dê o feedback do que precisa melhorar, do que a gente acertou. É possível fazer essa avaliação t

COMO BAIXAR

- Para baixar o “NavegaAqui”, basta acessar as lojas Google Play e App Store para fazer o download gratuitamente.

(Pryscilla Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias