plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PARÁ

Aprovado projeto que estabelece 30h semanais de trabalho aos profissionais de enfermagem

Os profissionais de enfermagem conseguiram uma vitória para a categoria na última terça-feira (30). Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Indicação 7/2019, que estabelece a jornada semanal de 30 horas para enfermeiros e técnicos de enfermagem que

Os profissionais de enfermagem conseguiram uma vitória para a categoria na última terça-feira (30). Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Indicação 7/2019, que estabelece a jornada semanal de 30 horas para enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham em todo o território paraense. A medida precisa ainda ser aprovada em outros turnos, para que seja encaminhada à sanção do governador do Estado.

A medida visa diminuir os riscos de sobrecarga destes profissionais, que, em alguns casos, costumam trabalhar até mais de 40 horas semanais. Profissionais de enfermagem que trabalham mais de 30 horas semanais têm maior chance de sofrer com estresse e outras doenças.

“Eu já conhecia essa realidade e essa solicitação veio para reforçar o nosso apoio e garantir melhores condições de trabalho a esses profissionais, que na maioria das vezes chegam a trabalhar mais de 40 horas e essa situação está prejudicando a saúde de todos eles. Agradeço o apoio dos deputados que entenderam a importância desse projeto e votaram a favor e espero sensibilidade do governo na apreciação”, justificou o parlamentar Fábio Freitas, auto do projeto.

Os profissionais de enfermagem acompanharam as discussões até a votação e ressaltaram a importância da proposta para garantir uma política de carga horária mais justa. Ao todo, segundo a presidente do Coren, Danielle Rocha, a medida vai beneficiar cerca de 70 mil profissionais.

“Sabemos que esse é um passo que a enfermagem está dando para atender a nossa pauta para garantir as 30 horas semanais, mais do esse período é desgastante e a gente sabe que isso é prejudicial à saúde e reflete na qualidade da assistência que é prestada ao usuário”, defendeu.

Como Fica a Situação Caso Sancionado?

A medida é benéfica aos profissionais da saúde, mas, caso aprovada, trará outras discussões para regulamentação, ainda mais complexas. Caso os profssionais deste setor trabalhem menos horas, o setor de saúde terá obrigatoriamente que contratar mais profissionais para suprir a demanda, ou, caso contrário, o setor ficará com um buraco. Também existem outras questões ainda não esclarecidas no projeto, como a questão do salário, uma vez que o profissional terá sua carga-horária reduzida. Especialistas também afirmam que a medida pode surtir o efeito contrário do esperado, pois profissionais que queiram arrumar outro emprego podem ficar ainda mais sobrecarregados.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias