plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PARÁ

UFPA promove semana de debate sobre dança

Rodas de conversa e mostras de dança com diferentes linguagens artísticas estão na programação da “I Semana Internacional da Dança da Universidade Federal do Pará - SIDUFPA”, que prossegue até o dia 3 deste mês, no Teatro Universitário Cláudio Barradas.

Rodas de conversa e mostras de dança com diferentes linguagens artísticas estão na programação da “I Semana Internacional da Dança da Universidade Federal do Pará - SIDUFPA”, que prossegue até o dia 3 deste mês, no Teatro Universitário Cláudio Barradas.

Coordenado pelo diretor da Escola de Teatro e Dança da UFPA - ETDUFPA, Jaime Amaral, o evento celebra o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, data escolhida pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco por ser o nascimento do francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado precursor dobalé moderno.

A data busca também dar visibilidade aos artistas, estabelecendo diálogos entre escolas, estúdios, academias e as universidades que têm cursos ou projetos de dança, e interagir com a produção da ETDUFPA.

A programação está sendo realizada pela manhã e tarde sempre com a mesma dinâmica: uma abertura, às 9h30 e às 15h30, com os professores Ana Cristina Freire Cardoso, Éder Jastes e Jaime Amaral, seguido por uma sessão de debates, chamada de “Conversas sobre a Dança”, com temáticas variadas por dia e diversos convidados. Hoje o tema será

“Desafios na formação de bailarinos”, que às 11h reunirá as professoras Mayrla Andrade, Aline Luz e Lucinha Azeredo, enquanto às 16h30 o mesmo assunto será debatido sob a ótica de Ana Rosa Crispino, Rose Meiguins e Carlos Dergan.

Amanhã o foco será em “Processos Criativos em Dança”, com Ana Flávia Mendes, Éder Jastes e Jaime Amaral, às 10h30, e, às 16h30, Ana Unger, Auxiliadora Monteiro e Mariana Marques. Encerrando a programação, na sexta-feira o tema será “Trajetória na Dança”, respectivamente com Clara Pinto, Rosário Martins e Teka Sallé, no encontro da manhã, e Eni Correa, Vera Torres e Beth Gomes, na tarde.

Todos os dias haverá mostras de dança de linguagens variadas. Haverá K-pop, balé clássico, dança popular, parafolclórica, jazz, hip hop, break dance, dança moderna, dança do ventre e dança inclusiva, e participação de grupos como Ribalta Escola de Dança, Centro de Dança Luz, Ballare Escola de Dança, ETDUFPA, Centro de Dança Ana Unger e Escola de Danças Clara Pinto.

Participe

I Semana Internacional da Dança da Universidade Federal do Pará (Sidufpa)

Quando:Até sexta-feira, 3

Onde: Teatro Universitário Cláudio Barradas (Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com Tv. Dom Romualdo de Seixas - Umarizal)

(Redação Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias