plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
PARÁ

Ação pede interdição de multinacional Minerva por desastre ambiental no Pará

Uma ação civil coletiva será ajuizada, nesta terça-feira (30), solicitando a interdição e o embargo das atividades da empresa multinacional Minerva Foods, acusada de despejar, há anos, toneladas de fezes e urina de gado despejadas no Rio Curuperé, regi

Uma ação civil coletiva será ajuizada, nesta terça-feira (30), solicitando a interdição e o embargo das atividades da empresa multinacional Minerva Foods, acusada de despejar, há anos, toneladas de fezes e urina de gado despejadas no Rio Curuperé, região localizada na fronteira entre as cidades de Abaetetuba e Igarapé-miri, no nordeste paraense.

A ação será ajuizada pela Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia (Cainquiama) na Vara de Direitos Difusos e Coletivos, em Belém, solicitará, ainda, a suspensão do licenciamento ambiental concedido à empresa Minerva.

Segundo denúncia feita pela Cainquiama, a poluição causada por toneladas de fezes e urina de gado despejadas no Rio Curuperé exterminou todo a fauna e a flora do local. De acordo com a associação, não há mais vida nos rios, e, a população, que antes vivia do que a natureza proporcionava, agora é obrigada a utilizar a água contaminada.

Por causa da situação de calamidade ambiental, as famílias afetadas pela ação da multinacional decidiram bloquear a entrada da empresa, na rodovia PA-151, que liga Igarapé-Miri a Barcarena, não deixando o gado sair do local. Um acampamento foi montado no ponto de protesto, e a comunidade promete cobrar por medidas efetivas.

O caso

A empresa multinacional – que tem o príncipe da Arábia Saudita como um dos sócios – possui uma fazenda às margens do rio Curuperé, próximo a áreas onde residem ao menos 180 famílias de comunidades quilombolas e ribeirinhas.

No espaço, são mantidas, em média, de 20 a 25 mil cabeças de gado diariamente. De acordo com os moradores, a fazenda não está adequada para o tratamento das 200 a 270 toneladas de material que são expelidos diariamente pelos animais, despejando todo este conteúdo diretamente no principal rio da região.

A fazenda está localizada numa posição de declive em relação às comunidades e os dejetos lançados no rio Curuperé vão parar diretamente em pelo menos três igarapés (igapó-açu, bacuri, cataiandeua) que serviam para a subsistência das comunidades.

"O forte odor de fezes e urina é insuportável, se sente há quilômetros de distância. Não existe mais nenhum tipo de vida no local. Onde antes havia peixes, onde as pessoas retiravam água para beber e tomar banho, hoje não passa de um líquido pastoso e esbranquiçado", disse uma denunciante que por medo prefere não se identificar.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias