plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARÁ

Projeto social reaproveita mantas hospitalares do Hospital Galileu

Em iniciativa inédita promovida pelo Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, tem feito a diferença na vida de muitos jovens e adultos em vulnerabilidade social em Belém (PA). O projeto “Escrevendo e Rees

Em iniciativa inédita promovida pelo Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, tem feito a diferença na vida de muitos jovens e adultos em vulnerabilidade social em Belém (PA). O projeto “Escrevendo e Reescrevendo a Nossa História”, reaproveita as mantas de PVC, utilizadas no HPEG, para os diversos cursos profissionalizantes do projeto, destinado a pessoas moram em áreas de vulnerabilidade no município ou que são egressos de unidades socioeducativas e do sistema penitenciário.

As mantas doadas pelo Hospital são utilizadas nos cursos de costura industrial, artesanato, culinária, entre outros desenvolvidos pelo projeto. Para os alunos do curso de costura, as mantas representam o primeiro contato para a produção de aventais, almofadas, jogos americanos, entre outras peças.

“Essa atitude pioneira em relação a doação do Hospital Galileu tem sido fundamental para ajudar no desenvolvimento dessas tarefas do projeto, que contribuem para a sustentabilidade e o aumento da renda familiar”, explicou Zizeuda Oliveira.

Para a jovem Rayara Ferreira Vidal, de 23 anos, que estava desempregada antes de entrar no projeto, a participação no curso representou o começo de um novo ciclo de vida. “Estou conseguindo realizar o meu sonho que é ser estilista ou designer de moda. O projeto mudou minha vida, porque é um sonho que de pouquinho em pouquinho está se realizando”, comenta Rayara, que está na fase de conclusão do curso e já trabalha com costura.

Enquanto isso, Jacirema Neves, de 49 anos, moradora do bairro Jaderlândia, usa o conhecimento obtido com o curso, concluído em dezembro do ano passado, para fazer uma renda extra e pagar a faculdade da filha. “Foi por meio desse projeto que aprendi a manusear máquinas, costurar, e hoje em dia já costuro para fora. A renda obtida ajuda a pagar o curso de Farmácia da minha filha”, disse.

“As mantas são utilizadas unicamente para embalagem das caixas cirúrgicas, ou seja, não possuem qualquer contato com sangue ou outro material infectante. Assim, o material pode ser reutilizado e essa iniciativa, além da reduzir o impacto ambiental, vira matéria-prima para as atividades da comunidade”, explica o diretor hospitalar do HPEG, Saulo Mengarda.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias