plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARÁ

Belém tem sessão de cinema inclusiva para crianças autistas

Inclusão e diversão. Este é o principal objetivo das sessões de cinema adaptadas para crianças autistas proporcionadas pelo projeto “Sessão Azul”, do Grupo Mundo Azul, que teve sua primeira edição na manhã deste domingo (28), em um shopping de Belém, apoi

Inclusão e diversão. Este é o principal objetivo das sessões de cinema adaptadas para crianças autistas proporcionadas pelo projeto “Sessão Azul”, do Grupo Mundo Azul, que teve sua primeira edição na manhã deste domingo (28), em um shopping de Belém, apoiada pela ONG Apan e pelo Grupo Mães Guerreiras do Pará.

Diferente das pessoas típicas, pessoas no TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) podem experimentar os estímulos sensoriais de formas negativas. O som alto do cinema e luzes apagadas, por exemplo, podem ser considerados como um estímulo aversivo para um autista, a ponto de gerar angústias e sofrimentos incapacitantes. Em sessões adaptadas, durante toda a exibição do filme, a sala de cinema fica com as luzes acesas e o som mais baixo. A plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade. Além disso, não são exibidos trailers comerciais - a menos que já façam parte do filme.

Leia também: Clínica-escola para autistas no Pará pode virar realidade após luta de famílias



A proposta básica da Sessão Azul é que as sessões funcionem como uma espécie de treinamento para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema. Mas não se trata apenas disso. O objetivo principal é que as sessões de cinema funcionem como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com a criança e aumentem o engajamento dos pais no processo de tratamento.

A primeira sessão na capital paraense fez tanto sucesso, que os 100 ingressos disponibilizados para venda (todos com valor de meia-entrada para os acompanhantes e gratuito para as crianças autistas) esgotaram em pré-venda, o motivou a direção do shopping abrir outra sala de cinema para o projeto.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias