plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PARÁ

Hipertensão: saiba o que é e como previnir

O dia 26 de abril foi instituído pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão com o objetivo de sensibilizar a população sobre o assunto. Estima-se mais de 30 milhões de hipertensos no Brasil, porém, apenas 10% faz o c

O dia 26 de abril foi instituído pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão com o objetivo de sensibilizar a população sobre o assunto. Estima-se mais de 30 milhões de hipertensos no Brasil, porém, apenas 10% faz o controle adequado.

Popularmente chamada de pressão alta, a hipertensão é uma doença silenciosa, responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão uma em cada quatro pessoas adultas sofrem com a doença, atingindo em torno de 25 % da população. Esse número dobra na população acima de 60 anos e chega a 5% das crianças e adolescentes no Brasil.

O cardiologista do Hapvida, Antônio Castelo Branco, ressalta que a hipertensão é um problema de saúde pública. “Silenciosa, muitas pessoas não atentam para fazer exames de prevenção. É importante fazer um check-up na saúde. A hipertensão pode causar infarto, acidente vascular cerebral, insuficiência renal. É uma doença que deixa muitas sequelas, como a paraplegia e pode levar à óbito”, comenta.

A pressão é considerada alta quando a mínima está acima de 12, o que já requer um acompanhamento médico. Obesidade, sedentarismo, estresse, bebida alcoólica e fumo são alguns dos fatores que podem desencadear a hipertensão. “O acompanhamento médico é fundamental no tratamento. Prevenir é sempre melhor, mas se não for possível evitar, o acompanhamento garante que não se chegue aos casos extremos da doença”, completa.

A auxiliar de escritório, Carla Andrade, 37 anos, é hipertensa desde os 32, quando começou a usar medicação controlada. “Quando descobri a doença foi um choque e não imaginava que minha vida iria mudar tanto. Uso remédio controlado, precisei melhorar minha alimentação, praticar atividade física e mudar alguns hábitos que não eram saudáveis. Faço acompanhamento médico sempre, pois tenho muito medo das consequências da doença”, disse, lembrando de um erro, que muitos cometem, de parar de tomar o remédio. “A gente acha que já está curado e aí para de tomar o remédio. Mas o risco é muito alto. Eu parei uma vez de tomar remédio e quase infartei. Foi um grande susto! Por isso, hoje, sigo a recomendação médica".

10 Mandamentos contra a pressão alta

  • Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
  • Pratique atividades físicas todos os dias.
  • Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
  • Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
  • Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
  • Abandone o cigarro.
  • Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
  • Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
  • Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
  • Ame e seja amado.

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão

(Com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias