plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PARÁ

Estado faz última vistoria para içar destroços da ponte no Rio Moju

Uma equipe da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) realizou, na tarde desta quinta-feira (25), uma vistoria na área onde será construída a nova ponte Rio Moju. Foram feitas as últimas amarrações dos destroços da estrutura, que desabou no dia 6 de

Uma equipe da Secretaria de Estado de Transportes (Setran) realizou, na tarde desta quinta-feira (25), uma vistoria na área onde será construída a nova ponte Rio Moju. Foram feitas as últimas amarrações dos destroços da estrutura, que desabou no dia 6 de abril, após ser atingida por uma embarcação, para início do içamento nesta sexta-feira (26). A previsão é que, na próxima segunda (29), comecem a chegar as estruturas que formam o novo pilar de sustentação da ponte.

A visita foi feita pelo titular da Setran, Pádua Andrade, que esteve acompanhado do especialista em pontes e análise experimental de estruturas, Pedro Almeida, que faz o acompanhamento técnico de toda a obra. “O momento é de finalização de todo o procedimento, realização dos últimos diagnósticos. Estamos com estudos dos horários de maré para fazer tudo da forma mais segura”, disse Pádua.

Na operação, serão utilizados duas balsas com rebocadores e guindaste, e uma balsa adaptada com estrutura de içamento hidráulico. Os destroços serão movidos para outra área do Rio Moju, para que seja liberado o canal e as obras de construção da ponte sejam iniciadas.

LEIA TAMBÉM:

Ponte sobre rio Moju desaba na madrugada deste sábado. Veja o vídeo!

Fotos exclusivas do DOL/DIÁRIO mostram danos em Moju após queda de ponte

Cerca de 50 trabalhadores da empresa contratada para realizar o serviço, a Maar Alternativas Marítimas, incluindo mergulhadores, estavam no local com os equipamentos para as últimas aferições. “Nossas equipes estão trabalhando dia e noite, à disposição para finalizar o trabalho. Aí, então, faremos o deslocamento das estruturas submersas para liberar a navegação na área”, informou o engenheiro responsável pelo serviço de içamento, Alfredo Cabral.

A empresa responsável pela reconstrução da ponte, A.Gaspar/AS, também está mobilizada para as obras. Neste momento, estão sendo reunidos os materiais e equipamentos necessários para a cravação das estacas do pilar central, que irá substituir os três pilares destruídos com a queda da ponte. Esse trabalho está previsto para iniciar na próxima segunda-feira (29).

ETAPAS

Inicialmente, será realizada a amarração e o afastamento do módulo da estrutura destruída, que estão sobre a balsa causadora do desmoronamento. No segundo momento, a embarcação naufragada será movimentada, liberando a área para serem colocadas as estacas metálicas do bloco de sustentação do pilar central da nova ponte. Serão construídos dois vãos de 124 metros para a navegação, incluindo dolfins de proteção para impedir o choque direto de embarcações na nova estrutura.

PA-252 será interditada para caminhões e carretas

A equipe que conduz as ações de enfrentamento dos impactos causados pela queda da ponte decidiu, em reunião técnica, na tarde de ontem (25), interditar por cinco dias o tráfego de veículos pesados na PA-252, já a partir de hoje (26). A PA - 252 é uma via importante para conexão de dezenas de municípios e tem sido intensamente demandada como alternativa após a queda da ponte do Moju.

Em consequência das fortes chuvas e do tráfego pesado, ela tem trechos críticos com lama e buracos, o que dificulta ao extremo a circulação de veículos pesados, por isso, a necessidade da interdição para as cargas pesadas.

A proibição de circulação por cinco dias na PA-252 vale exclusivamente para os caminhões e outros grandes veículos. Eles serão orientados a fazerem as viagens Moju-Belém e vice-versa por balsas que saem tanto do município de Moju como da capital paraense. Após os cinco dias, os serviços serão avaliados para liberação geral da rodovia estadual.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias