plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PARÁ

Nutrição infantil: Você sabia que não tomar café da manhã pode prejudicar aprendizado?

Um dos fatores que estão diretamente relacionados e podem contribuir para que crianças na fase escolar tenham o desenvolvimento pedagógico impactado de maneira negativa, está relacionado diretamente à qualidade e quantidade dos alimentos consumidos. Segu

Um dos fatores que estão diretamente relacionados e podem contribuir para que crianças na fase escolar tenham o desenvolvimento pedagógico impactado de maneira negativa, está relacionado diretamente à qualidade e quantidade dos alimentos consumidos.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% do estudantes não tomam café da manhã e isso pode trazer problemas cognitivos, com redução da memória e prejuízos ao raciocínio.

A nutricionista do Hapvida, Débora Pinheiro explica que um aluno mal alimentado ou em jejum prolongado, sem tomar café da manhã, por exemplo, apresenta prejuízos na capacidade de concentração, aprendizado e desenvolvimento pedagógico.

“Uma média de 40% das crianças em fase escolar não tomam café da manhã, o que consequentemente gera um pior rendimento escolar, déficit de atenção e pouca interação com outras crianças”, alerta a especialista.

Débora ressala que é preciso que os pais tenham mais atenção à alimentação dos filhos, principalmente, na fase inicial do desenvolvimento cognitivo.

“Tudo começa em casa. Os pais servem de modelo para os filhos e além da palavra o comportamento tem papel importante na educação nutricional das crianças e adolescentes. Logo, fora o exemplo em casa esses pais podem incentivar seus filhos a serem mais saudáveis apresentando outras alternativas de lanches mais naturais ao invés da praticidade dos industrializados”, destaca.

A especialista enfatiza ainda, que a má alimentação não prejudica apenas a vida escolar da criança, mas também tem a saúde, com situações como queda de cabelo ou quebra de unha.

“O futuro dessas crianças, que muitas vezes se tornam obesas, é uma vida adulta ameaçada pela hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, varizes, hérnias, doenças emocionais, câncer e problemas ortopédicos”, alerta Débora.

Lanches saudáveis

Para garantir uma alimentação saudável e saborosa Débora Pinheiro sugere que os pais e responsáveis de crianças incentivem o consumo de lanches naturais na vida escolar da criança.

“Bolo de laranja com suco integral de uva (diluir em água ou gelo para diminuir a concentração); iogurte natural com morangos e castanha de caju ou amendoim (cru sem sal); e pão integral com queijo coalho e tomate (se colocar orégano fica mais delicioso ainda) com água de coco são algumas opções de lanches rico em nutrientes e saborosos, que podem contribuir para o bom desenvolvimento de crianças na vida escolar, bem como, garantir uma vida saudável a curto e longo prazo”, recomenda.

Leia também:

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias