plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARÁ

Feirantes querem mudanças no projeto do Ver-o-Peso

O projeto de revitalização do Complexo do Ver-o-Peso foi apresentado em janeiro de 2016, mas a obra ainda não saiu do papel. E, mesmo tendo sido repaginado a partir de contribuições dos feirantes e recebido adequações pelo Instituto do Patrimônio Históric

O projeto de revitalização do Complexo do Ver-o-Peso foi apresentado em janeiro de 2016, mas a obra ainda não saiu do papel. E, mesmo tendo sido repaginado a partir de contribuições dos feirantes e recebido adequações pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto necessita de alterações, no entendimento dos trabalhadores que atuam no local.

Para discutir o assunto e receber as demandas dos feirantes, o Ministério Público Federal (MPF), em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), realizou uma audiência pública na tarde de ontem (23), na sede do MPPA, em Belém. O evento contou com a participação da Procuradora da República, Nathália Mariel, do promotor de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Nilton Gurjão, do prefeito de Belém Zenaldo Coutinho, vereadores e feirantes.

Entre as adequações sugeridas pelos feirantes estão o remanejamento da categoria para o estacionamento da Praça do Pescador e à margem direita da Boulevard Castilhos França. Eles solicitam ainda que seja feito um estudo da maré, das condições climáticas do vento e da chuva, além do nivelamento da plataforma da feira. Outro ponto abordado é de que a obra seja executada por etapas, a fim de evitar que todos os feirantes sejam remanejados de uma só vez.

Os trabalhadores reivindicam ainda que seja formado um conselho para fiscalizar o andamento da obra e que o setor de hortaliças e especiarias seja incluído no projeto. Além disso, eles pedem que o Solar da Beira seja transformado em um espaço cultural.

(Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

PATRIMÔNIO

Procuradora da República, Nathália, explica que foi feito um projeto básico de reforma do Ver-o-Peso, apresentado pela Prefeitura. Contudo, a ideia é abrir um debate, já que o Ministério Público entende que esse diálogo não foi feito na primeira fase de aprovação do projeto, entre município, Iphan e sociedade civil.

Durante a audiência, Zenaldo afirmou que após anos dialogando com os feirantes, o novo projeto está em fase de finalização. Ele disse ainda que o projeto foi amplamente discutido com o Iphan. “Não recebemos ainda o ‘ok’ final do Iphan para fazer a licitação”, disse, acrescentando que ainda não há prazo para a execução efetiva da obra.

(Pryscilla Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias