plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PARÁ

Campanha de vacinação é aberta para todos os públicos

A partir desta segunda-feira (22), todos os públicos prioritários poderão se vacinar pela 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza. Na primeira fase da da iniciativa – estratégia do Ministério da Saúde (MS) de prevenção do avanço da gri

A partir desta segunda-feira (22), todos os públicos prioritários poderão se vacinar pela 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza. Na primeira fase da da iniciativa – estratégia do Ministério da Saúde (MS) de prevenção do avanço da gripe pelo país, encerrada dia 18, apenas crianças, gestantes e puérperas (mulheres em fase de pós-parto com até 45 dias) estavam sendo vacinadas.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), as Secretarias Municipais de Saúde sediadas no Pará seguem com as ações até o dia 31 de maio. As vacinas ficam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, nas salas das Estratégias de Saúde da Família e em outros locais definidos pelas gestões municipais – mantidas pelas prefeituras.

Orientadora da campanha no Pará, a Sespa recomenda que os profissionais das secretarias municipais de Saúde se empenhem em convencer a população a aderir à vacinação. No Estado são 2.958 postos de vacinação fixos, além de 758 volantes terrestres e 62 volantes fluviais, com 21.350 pessoas envolvidas, incluindo 5.338 equipes de vacinação.

Público – Poderão se vacinar crianças com idade entre seis meses e menores de 06 anos; grávidas em qualquer período gestacional; mulheres até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos acima de 60 anos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas de qualquer idade com doenças crônicas, como diabetes e outras condições clínicas especiais; jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Foram incluídos pelo MS para essa fase da campanha os profissionais das forças de segurança e salvamento, incluindo policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Quem tomou a vacina contra a gripe em 2018 deve tomar novamente este ano.

Meta – A meta é vacinar 2.074.497 pessoas ou, no mínimo, 90% desse total, que corresponde a 1.838.439 pessoas. Para isso, o Pará está recebendo do governo federal mais de 2 milhões de doses da vacina. A vacinação é a principal medida preventiva contra a gripe, porém, o estado não alcançou a meta de 90% entre as crianças menores de cinco anos na Campanha de 2018, sendo, portanto, a prioridade em 2019.

Segundo estatísticas do Pará contidas no site do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, na primeira fase da campanha, apenas 1,74% das crianças foram vacinadas em todo o estado. Em relação às gestantes, o percentual de imunizadas ficou em 2,28%. Já as puérperas, 2,62% foram vacinadas. Os dados estão disponíveis para apreciação pública no link.

Prevenção – Conforme explica a nota técnica da Divisão de Imunizações da Sespa, a vacina em questão é importante porque evita algumas complicações causadas pelo vírus influenza, como pneumonia e doenças cardíacas. Assim, ao tomar a vacina, a pessoa não se protege apenas contra a gripe, mas evita quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte.

A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados. Outra recomendação importante do Ministério da Saúde: as pessoas que tomaram vacina no ano passado devem repetir o esquema esse ano, pois a ação da vacina contra a gripe leva duas semanas para funcionar e dura cerca de 9 meses. A vacina oferecida em 2019 é diferente e resguarda o organismo contra outras mutações do vírus.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias