plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PARÁ

Veja os grupos e as datas para quem deve tomar a vacina contra a gripe em Belém

Iniciada no último dia 10 de abril, em Belém, a 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza é direcionada para atender 10 grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Os dois primeiros grupos, por exemplo, devem ser imunizados até a próx

Iniciada no último dia 10 de abril, em Belém, a 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza é direcionada para atender 10 grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. Os dois primeiros grupos, por exemplo, devem ser imunizados até a próxima quarta-feira (17). A vacina está disponível em todas as Unidades Municipais de Saúde (UMS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os dois primeiros grupos, que devem se vacinar até o próximo dia 17 de abril, são formados por: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, e gestantes em qualquer idade gestacional.

Do dia 22 a 31 de maio, serão atendidos mais oito grupos prioritários, entre puérperas (até 45 dias após o parto), professores, idosos, povos indígenas, dentre outros.

Veja abaixo a relação dos grupos e as datas de vacinação.

Grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:

10 a 17 de abril:

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

- Gestantes em qualquer idade gestacional.

22 a 31 de maio:

- Puérperas (até 45 dias após o parto), com comprovação.

- Professores de escolas públicas e privadas.

- Idosos (a partir dos 60 anos).

- Crianças de 5 anos a menores de 9 anos com doenças crônicas.

- Trabalhadores da saúde (dos setores público e privado).

- Povos indígenas (a partir de 6 meses de idade).

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas.

- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e/ou condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica (em qualquer idade).

Riscos da Influenza

Em Belém, a campanha deve imunizar mais de 360 mil pessoas contra os vírus Influenza A (H1N1pdm09), Influenza A (H3N2) e Influenza B, que são os mais circulantes no hemisfério sul. A vacina é anual, trivalente e estará disponível em todas as salas de vacina das Unidades Municipais de Saúde (UMS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Dia de Mobilização Nacional está marcado para 4 de maio.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Nazaré Athayde, a imunização contra a Influenza deve ser feita anualmente, já que as características dos vírus mudam constantemente.

“O objetivo com a campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nas populações alvo, além de atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas”, diz Nazaré.

A Sesma alerta que todo caso suspeito de eventos adversos graves após a vacinação devem ser notificados imediatamente para a Coordenação Municipal de Imunização, pelo telefone 3344-2456.

As informações são da Agência Belém.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias