plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PARÁ

Alubar é líder de mercado na produção de cabos elétricos e motivo de orgulho para o Pará

A maioria dos paraenses não faz ideia de onde os cabos elétricos usados em grande parte do país são fabricados. Ao contrário do que muitos pensam, quase todos os cabos utilizados em nossas casas são produzidos na Região Norte, mais especificamente no esta

A maioria dos paraenses não faz ideia de onde os cabos elétricos usados em grande parte do país são fabricados. Ao contrário do que muitos pensam, quase todos os cabos utilizados em nossas casas são produzidos na Região Norte, mais especificamente no estado do Pará. Em 1994 o Grupo Alubar chegou ao Brasil e iniciou a implantação de uma fábrica de vergalhões de alumínio em Barcarena, nordeste paraense. Com 20 anos de instalação, a empresa se tornou líder de mercado de energia elétrica em todo o país e a maior indústria de cabos elétricos de alumínio da América Latina. Em âmbito mundial, a produção da Alubar, cerca de 100 mil toneladas por ano, fica atrás apenas da fabricação do produto na China, que chega a 500 mil toneladas por ano.

Essa marca coloca a empresa à frente no mercado de soluções em condutores elétricos com produção de fios e cabos de alumínio e de cobre que atendem todos os projetos e empreendimentos de energia elétrica. Todo esse crescimento é fruto do trabalho feito pela empresa em busca de transformação.

Transformação que começa no processo de produção, onde a matéria-prima dá vida a milhares de cabos elétricos. Transformação na vida dos colaboradores, da comunidade e das crianças que vivem no entorno da fábrica através da empregabilidade e projetos sociais. Além disso, a Alubar tem a finalidade de transformar investimento em desenvolvimento para o estado do Pará, para a Região Norte e para todo o país.

Todo o sucesso que a Alubar atingiu é fruto do esforço e dedicação daqueles que integram a força de trabalho da empresa. Uma das principais características da instituição é a valorização da mão de obra local, que corresponde a 90% do número de colaboradores que, atualmente, conta com 800 funcionários.

A busca por crescimento sempre esteve entre as principais metas da empresa. Pensando nisso, em 2015, a Alubar passou a atuar na produção de condutores de cobre. Além disso, 2018 representou um marco na produção dos cabos elétricos a partir da expansão da fábrica. Com produção recorde, mesmo em obras, a Alubar iniciou 2019 com uma posição estratégica no mercado, ao oferecer segurança operacional e capacidade de ampliar as entregas e soluções para os empreendimentos nacionais.

Hoje, os produtos fabricados na Alubar atuam em diversas esferas do mercado como transmissão e distribuição de energia, construção civil, indústria e energia renováveis, possibilitando a internacionalização de seus produtos.

“Hoje temos um mercado muito consolidado, muito fortalecido no setor elétrico. O modelo utilizado no Brasil nos dá essa segurança. Com isso, temos uma posição que nos permite enxergar a possibilidade de negócios internacionais. Temos clientes de perfil global, com obras em todos os continentes. Por isso, pretendemos iniciar nos próximos três anos um processo de exportação a partir da fábrica de Barcarena, ou mesmo, se for a melhor opção, a partir de outra unidade”, destaca Maurício Gouvea, diretor executivo da Alubar.

MEIO AMBIENTE

As questões ambientais estão entre as prioridades da Alubar. Diferente de algumas empresas também localizadas no município de Barcarena, a empresa apresenta risco ambiental muito baixo. A fábrica utiliza Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, que não oferece riscos ambientais. A madeira utilizada nos carreteis que transportam os cabos elétricos produzidos na fábrica são reaproveitados, assim como a "borra de alumínio", que é a sobra do material que não teve utilidade durante a fabricação dos condutores. A água utilizada nas instalações da Alubar também passam por processo de tratamento. A empresa possui todas as certificações ambientais necessárias para o seu funcionamento.

PROJETOS SOCIAIS

A Alubar tem a consciência da importância de envolver a sociedade que vive no entorno da fábrica nos processos realizados pela empresa. Para garantir essa boa convivência e proporcionar melhoria de vida para os moradores da localidade, em agosto de 2006 foi criado o Projeto Japiim. Em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Barcarena, a Alubar viu a oportunidade de preparar e qualificar as mães das crianças atendidas pela instituição. O projeto, que já atendeu cerca de 500 mães, promove cursos de corte e costura industrial, o que possibilita que as participantes garantam uma renda extra para a família. Parte dos uniformes utilizados pelos colaboradores da Alubar são confeccionados pelas participantes do Japiim.

A Alubar acredita que a educação é fator primordial na formação de cidadãos. Não é à toa que há sete anos a empresa realiza o Projeto Catavento. A finalidade da ação é incentivar o hábito e prazer da leitura entre crianças e adolescentes nas escolas. No total, cerca de 1.400 alunos são beneficiados pelo projeto, que atende estudantes da Educação Infantil ao 5º ano em salas multisseriadas de 28 escolas ribeirinhas e uma na zona rural de Barcarena. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Social de Barcarena (Semed) e envolve 68 professores do município.

O Catavento é trabalhado de forma anual, período no qual o projeto estabelece um tema que será trabalhado durante as oficinas de formação com os professores. A ideia é que os educadores trabalhem esse tema com os alunos e despertem neles, além do hábito da leitura, a produção de conteúdo, como poemas, prosas, sonetos ou peças teatrais.

Como ferramenta, o projeto realiza oficinas com foco na produção textual de fábulas, mitos, lenda e contos de assombração. Nas capacitações, os professores aprenderam com um arte-educador a como contar histórias relacionadas aos temas, utilizando técnicas teatrais, como montagem de cenário e confecção de máscara.

(Paloma Lobato/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias