plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PARÁ

Exposição vai retratar a história da Papiloscopia no Pará

A Polícia Civil do Pará terá parte de sua história mostrada ao público durante a exposição “Memória Iconográfica da Papiloscopia no Estado do Pará”, que será realizada nos próximos sábado (13) e domingo (14), no Parque Shopping Belém, localizado na avenid

A Polícia Civil do Pará terá parte de sua história mostrada ao público durante a exposição “Memória Iconográfica da Papiloscopia no Estado do Pará”, que será realizada nos próximos sábado (13) e domingo (14), no Parque Shopping Belém, localizado na avenida Augusto Montenegro. Promovida pela Associação dos Papiloscopista Policiais do Estado do Pará (ASPPEPA), a exposição vai contar com 10 painéis fotográficos que retratarão o dia a dia do trabalho do perito papiloscopista, policial civil responsável em auxiliar as investigações de crimes por meio da coleta e análise das chamadas impressões digitais visando a identificação civil e criminal de pessoas.

Durante a programação, explica o papiloscopista José Carlos Silveira, da ASPPEPA, serão apresentadas, como destaque, fotos em homenagem aos antigos diretores de identificação do Pará, profissionais aposentados, dentre outros, que fizeram parte da história do Instituto de Identificação do Estado.

A exposição vai contar ainda com mostra de máquinas e equipamentos utilizados na identificação de pessoas vivas e mortas, além de mesas de arquivos criminais e produtos para revelação de impressões digitais. "Serão apresentados, também, como destaque, matérias de casos policiais veiculadas em jornais de grande circulação, dando ênfase ao trabalho destes profissionais papiloscopistas na elucidação de crimes de alta repercussão em nível nacional", destaca Silveira.

Ele ressalta que a exposição retrata um período de 105 anos do trabalho de identificação civil e criminal no Estado. A exposição “Memória Iconográfica da Papiloscopia no Estado do Pará” vai contar com acervos iconográficos como imagens de prédios públicos, moveis, veículos, máquinas e equipamentos.

Além disso, vai mostrar o estudo de casos resolvidos por meio dos serviços periciais e a evolução profissional tecnológica da Papiloscopia no Estado, para dar uma maior visibilidade aos papiloscopistas e oferecer ao público a real dimensão dos trabalhos realizados por esses profissionais, que colaboram para uma política mais comprometida com o cidadão de forma a desenvolver serviços para Polícia Civil do Estado do Pará.

Serviço

Exposição Iconográfica da Papiloscopia no Estado do Pará

Quando: 13 e 14 de abril

Onde: Parque Shopping Belém - Rod. Augusto Montenegro, 4300 - Parque Verde

Hora: Sábado,13 - 10h às 22h// Domingo,14 – 14h às 22h

Entrada gratuita

(Com informações da Polícia Civil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias