plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PARÁ

Caminhada nas ruas celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Cerca de 200 pessoas entre autoridades políticas, profissionais da área da saúde, pais, crianças e jovens atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Ananindeua (Capsi) vestiram uma camisa branca e saíram às ruas em uma envolvente cami

Cerca de 200 pessoas entre autoridades políticas, profissionais da área da saúde, pais, crianças e jovens atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Ananindeua (Capsi) vestiram uma camisa branca e saíram às ruas em uma envolvente caminhada para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

A caminhada com o tema Humanizar para Incluir teve como objetivo alertar a sociedade sobre as necessidades de inclusão, socialização, respeito e cuidados com as crianças e adolescentes autistas. “Precisamos buscar e colocar em prática esse sistema de saúde que humaniza, tratando bem, atendendo às famílias com respeito e junto com todos os parceiros e profissionais da saúde. Quando a gente se ajuda, as peças se encaixam”, disse a coordenadora do Capsi, Andréa Souza.

A jovem Marcele Rosa, 17, que é atendida pelo Capsi, ficou emocionada ao declamar poesias que fazem parte de um livro de sua própria autoria intitulado Estrelas Perdidas. A adolescente lembra que as palavras registradas em forma de poemas foram o escape para voltar a viver. “Essa foi a saída que encontrei para falar e demonstrar meus sentimentos, e esse dia de conscientização está sendo de muita felicidade para eu ver todas essas pessoas nos apoiando de verdade”, comentou.

Marilene Rosa, 38, mãe de Marcele e de outra criança autista, conta que já conviveu diretamente com o preconceito até mesmo entre os familiares. Para ela, o momento é de extrema importância para conscientizar outras pessoas. “A gente tem de olhar para o lado e enxergar as dificuldades do próximo. Devemos fazer constantemente isso que estamos fazendo hoje com essa caminhada, mostrar para o mundo que essas pessoas são mais que especiais”, disse.

O Transtorno do Espectro do Autismo, ou simplesmente Autismo, afeta diretamente a parte da comunicação, socialização e o comportamento das pessoas. A data escolhida para celebrar esse dia mundial de conscientização foi definida em 2017, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

(Wesley Costa/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias