plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
PARÁ

Projeto atua na proteção das ararajubas na RMB

Ações de conscientização realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), estão ajudando a combater crimes ambientais envolvendo animais silvestres na Região Metropolitana de Belém (RMB). O projet

Ações de conscientização realizadas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), estão ajudando a combater crimes ambientais envolvendo animais silvestres na Região Metropolitana de Belém (RMB). O projeto “Reintrodução de Ararajubas nas Unidades de Conservação da Região Metropolitana de Belém” atua junto às comunidades do entorno do Parque do Utinga para conscientizar da importância de não se retirar animais silvestres de seu habitat para domesticá-los.

Segundo o diretor de biodiversidade do Ideflor-bio, Crisomar Lobato, as escolas são os principais alvos da educação ambiental. “O nosso projeto visa levar informação principalmente aos colégios porque as crianças são excelentes para absorver e repassar as informações de maneira mais fácil e singela”, disse.

Uma denúncia, por exemplo, levou policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) até uma residência, no bairro do Cúrio Utinga, onde uma arara de espécie que havia sido considerada extinta na região apareceu no quintal da casa. A ave que estava debilitada foi entregue a biólogos do instituto, onde será tratada e devolvida à natureza. “Essa espécie de arara foi extinta da RMB basicamente devido ao tráfico de animais e por pessoas que as capturavam para criar”.

O tenente-coronel Cavalcante, do BPA, explica como a população pode ajudar na proteção dos animeis em geral. “Quem tiver informações sobre esses tipos de crime pode denunciar pelo número 190”, disse. O BPM também aconselha as pessoas a não tentar capturar os animais por conta própria. “Mesmo em situações de perigo, o primeiro passo é acionar o batalhão pelo disque denúncia, e aguardar a chegada da equipe” .

(Wesley Costa/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Pará

Leia mais notícias de Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias